quinta-feira, 10 de outubro de 2019

VAI PRA CUBA VIII

Não tem liberdade de imprensa


Uma das coisa que mais se ouve na nossa imprensa nacional, é que Cuba é uma ditadura e lá não existe liberdade de imprensa e que o governo proibiu a entrada e saída de jornalistas no país.

Nesse caso temos dois aspectos a ser levado em conta. Um é que no sistema eleitoral cubano, o presidente é eleito indiretamente por representantes do povo, ou seja, a eleição do presidente é indireta, mas os jornalistas e governo estrangeiro que mais divulgam que Cuba é uma ditadura é justamente os EUA e estranhamente o presidente americano também é eleito em uma Eleição Indireta tendo como votantes representantes do povo e o maior exemplo é o atual presidente Donald Trump, que perdeu as eleições no voto popular e foi eleito presidente pelo voto dos delegados (representantes do povo).

Os jornalistas são perseguidos, mas ninguém explica os jornalistas cubanos dissidentes entrando e saindo do país todo o tempo. Um grande exemplo e a blogueira Yoani Sanchez, que entrava e saia o tempo todo do território cubano e postava textos no seu blog todos os dias de dento de um hotel em Manágua. Alguém tem de explicar como um regime opressor deixava um blogueira publicar textos na internet, de maneira pública sem ser incomodada pelo que dizem ser um regime opressor? 

Pouco tempo depois se descobre que a Blogueira é mantida financeiramente por ONGs americanas. Para saber mais sobre a Yoani Sanchez é só assitir uma entrevista dela neste endereço : https://www.youtube.com/watch?v=JzoWiyY-Or8

Ironicamente, nossa imprensa não olha para o próprio umbigo. Basta uma pequena pesquisa nos telejornais locais e se percebe que nossos jornalistas não prezam pela democracia. Quantas denúncias feitas nesses telejornais o acusado tem direito de resposta. Para uma imprensa que fica acusando outros países de não terem liberdade de imprensa, o Brasil é um péssimo exemplo nos meios de comunicação. Basta uma pesquisa e se descobre que a única vez que a Rede Globo teve de dar direito de resposta a um dos denunciados (Leonel Brizola), o denunciado ganhou direito de resposta na justiça e mesmo assim muito tempo depois do fato ocorrido.

Textos relacionados:
CUBA E O IMPERIALISMO BRASILEIRO.
VAI PRA CUBA I - Marcando gol,contra !
VAI PRA CUBA II - Os moradores de rua
VAI PRA CUBA III - A velha Cuba e o novo Brasil
VAI PRA CUBA IV -  Os militares eram estatizantes
VAI PRA CUBA V - Quem deu certo?
VAI PRA CUBA VI - São de formação cristã !
VAI PRA CUBA VII - Não tem celular e carro novo !
VAI PRA CUBA VIII - Não tem liberdade de imprensa
VAI PRA CUBA IX - Os salários em Cuba

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário