segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

VAI PRA CUBA IX

Os salários em Cuba


Nessa campanha de tentativa de desmoralizar o comunismo, mais especificamente Cuba (China ninguém fala), o que mais se faz é selecionar o que se deseja o que você saiba e esconde o que querem o que você não saiba.Muito comum na nossa imprensa e é repetida e copiada pelo teleguiados que não analisam nada do que é divulgado e saem repetindo o que decoraram.

Cuba é um grande centro turístico, apesar de sofrer o bloqueio comercial dos EUA
Uma das coisa que mais se tenta mostrar é que Cuba é um país pobre em comparação ao Brasil e que lá as pessoas passam fome como se aqui no Brasil não existisse o problema da fome e que isso torna mais vergonhoso a situação do Brasil por ser um país muito mais rico. O mais impressionante é que comparam a nosso modo de vida como o de Cuba sem levar em conta o Regime Político e incrivelmente escondem o fato da existência do Bloqueio Comercial que os Estados Unidos impôs ao regime cubano. Como seria a vida no Brasil se os Estados Unidos fizessem um bloqueio comercial igual ao existente contra Cuba?

Ultimamente se tornou comum se comparar os salários em Cuba diretamente com os salários no Brasil e sem levar em contas as diferenças e problemas políticos enfrentados por Cuba. O problema é que os médicos cubanos recebem salários baixos devido aos diversos benefícios que recebem gratuitamente e nesses benefícios os mais importantes são: 
  1. estudaram e os filhos estudam em uma Rede Pública de Ensino entre as três melhores do mundo, quanto custa um escola na melhor qualidade de ensino no Brasil. Lembrar que a rede pública de ensino no Brasil é uma das piores do mundo e nem mesmo as escolas ditas particulares são tão boas quanto as escolas públicas de Cuba. Basta lembrar que não existe analfabetismo em Cuba e já no Brasil ...
  2. as pessoas em Cuba não pagam moradia, não são moradias de luxo, mas todos têm onde morar, não existem moradores de rua e tem de se levar em consideração o valor dos aluguéis no Brasil;
  3. quanto custa um curso de medicina no Brasil. Será que aquelas pessoas pobres de Cuba conseguiriam estudar medicina no Brasil?
  4. tem atendimento médico gratuito. Chamar a atenção que em Cuba a medicina é preventiva e não curativa. Para prevenir a saúde das pessoas os médicos fazem visitas aos pacientes a cada seis meses e caso constate algum problema, as visitas se tornam mais constante ou o paciente é encaminhado para atendimento hospitalar. Quanto custaria um plano de saúde que cubra despesas totais de você e sua família e ainda cobrasse a visita de um médico a cada seis meses em sua casa?
Você até pode achar que não é importante levar em conta os ganhos que se recebe e não são salários, mas pergunte aos professores que ensinam em escola particular e que apesar, em sua grande maioria, os salários são bem menores que o das escolas da Rede Pública eles não abandonam o emprego? É fácil de responder: é porque os professores podem colocar os filhos para estudarem nessas escolar de graça e se ele tiver mais de um filho é bem provável que o valor das mensalidade dos filhos seja maior que o valor do salário pago a ele como professor.

Pelos exposto acima, já é possível notar que não é tão fácil comparar os salários dos cubanos com os salários dos brasileiros e nem mesmo calcular com exatidão as vantagens de ser professor em uma escola particular e escola pública aqui no Brasil. Vai depender, em ambos os casos, das vantagens que nem sempre vem em forma de salário (dinheiro).

Sempre fazem essas comparações, malfeitas, para tentarem denegrir a imagem do país comunista e para isso sempre fazem comparações, na grande maioria das vezes, com as condições nos EUA que mostra que as injustiças sociais ainda são maiores nos EUA, apesar de ser o país mais rico do mundo. O ideal seria comparar Cuba, que é uma ilha, com outra ilha mais ou menos do mesmo tamanho, só que essa outra ilha seria capitalista, como é o caso do Haiti.

Observação: o fato de um país pobre igual a Cuba ter um atendimento médico melhor que o nosso, não ter analfabetos e nem moradores de rua, torna ainda mais vergonhoso o nosso sistema político econômico que consegue fabricar milhões de analfabetos, temos milhares de moradores de rua e temos milhares de pessoas com necessidades alimentares. Isso ocorre apesar do Brasil ser um país muito mais rico que o Estado Cubano !

Textos relacionados:
CUBA E O IMPERIALISMO BRASILEIRO.
VAI PRA CUBA I - Marcando gol,contra !
VAI PRA CUBA II - Os moradores de rua
VAI PRA CUBA III - A velha Cuba e o novo Brasil
VAI PRA CUBA IV -  Os militares eram estatizantes
VAI PRA CUBA V - Quem deu certo?
VAI PRA CUBA VI - São de formação cristã !
VAI PRA CUBA VII - Não tem celular e carro novo !
VAI PRA CUBA VIII - Não tem liberdade de imprensa
VAI PRA CUBA IX - Os salários em Cuba

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário