quinta-feira, 10 de março de 2016

O TEMPO DA SOCIEDADE E O TEMPO DA NATUREZA


As transformações impostas pelos fenômenos da natureza e pelas ações humanas às paisagens terrestres possuem, historicamente, temporalidades muito diversas. Os seres humanos passaram a transformar as paisagens apenas há alguns milhares de anos. No entanto, essas alterações tornaram-se significativas com o advento da atividade industrial, há cerca de dois séculos, quando algumas sociedades européias alavancaram o processo de apropriação de áreas cada vez mais extensas do espaço mundial.

Por outro lado, muitos dos processos transformadores desencadeados pela natureza podem ter sua origem em épocas longínquas. Alguns deles recontam aos primórdios da formação de nosso planeta, alguns bilhões de anos atrás. Esse é o caso, por exemplo, do ciclo da água, da formação dos continentes e do aparecimento dos primeiros seres vivos.

Para tornar mais claras as diferenças temporais que existem entre as transformações ocorridas no decorrer das histórias da Terra e da humanidade, foi criada uma escala temporal que distingue o período de ocorrência do eventos naturais, denominado tempo geológico, do período de ocorrência dos eventos humanos, chamado tempo histórico.

A fim de visualizarmos as dimensões temporais de cada etapa da evolução da Terra e da sociedade humana, ordenaremos os eventos ocorridos em duas tabelas,m uma para os acontecimentos geológicos e outra para aos eventos históricos. 


DADOS BIBLIOGRÁFICOS:
BOLIGIAN, Levon, GEOGRAFIA : Espaço e Vivência: Volume único: ensino médio / Levon Boliban, Andressa Turcatel Alves Bolivan, - São Paulo: Atual, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário