quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A incrível máquina de escrever digital II

 A Máquina de Escrever Elétrica e o computador

Antes mesmo do surgimentos dos chamados computadores , apareceram algumas máquinas de datilografar com recursos que serviram de idéia inicial para a criação dos atuais computadores, que foram as Máquinas de Escrever Elétricas.

No início, as máquinas de escrever elétricas foram uma revolução. Tinham um qualidade de escrita impecável e se conseguia corrigir erros de datilografia onde a máquina retornava apagando no máximo uma linha. Mas logo apareceram algumas máquinas que gravavam o último texto digitado e era na realidade uma máquina intermediária entre a antiga máquina de escrever elétrica e os atuais modernos computadores. 


Os primeiros computadores não tinham grande diferenças em relação a algumas máquinas de escrever quando se trata a edição de textos e somente o fato que eles já possuíam a capacidade de gravar (algumas máquinas de escrever elétrica já possuíam essas capacidade), corrigir e posteriormente imprimir os textos. Não havia mais a necessidade de ir escrevendo no papel físico e sim em um papel virtual que aparecia no monitor do computador.

Os primeiros computadores também já vinham com editores de textos com vários tipos de letras, estilos e até inserção de pequenas imagens. Os computadores foram ficando mais modernos, com grande poder de processamento, editores de textos com correção ortográfica automática, inserção de imagens, etc e com uma aparência onde a imagem que aparece de maneira virtual onde fica quase que 100% semelhante a imagem real.

Mesmo assim,o modo de trabalhar com a escrita de textos, continuou como se fosse feitas nos primórdios, onde a pessoas escreve o documento, imprime, leva até o superior, depois de uma correção é devolvido para as devidas edições e essas correções e devoluções geralmente ocorrem por mais de uma vez!! Esse tipo de trabalhar é chamado de vai e vem e tem também a técnica chamada do desmancha e faz. Esse tipo de procedimento ainda ocorre em várias empresas, mas é no setor público onde é mais comum! Como os modernos computadores permitem grande facilidade e rapidez nas correções e alterações dos textos, o que ocorreu foi que as pessoas passaram a abusar dessas várias correções e é claro que esse vai e vem, corrigir e alterar várias vezes, acarreta um maior gasto de papel, ocupa mais o tempo dos funcionários e às vezes provoca atraso na entrega dos serviços. Em termos de equipamento, tem o inconveniente que antigamente bastava a máquina de escrever para editar o documento que automaticamente ele já estava impresso e agora tem de ter o computador para editar o documento e a impressora para imprimir !
Os computadores se modernizaram e depois foram interligados em rede, onde eles podem se comunicar entre si. Essas redes são internas (intranet) dentro da empresa e também são chamadas de redes privadas e essas redes foram interligadas com outras redes externas formando a Internet, que tornou possível os computadores se comunicarem globalmente.

As intranets surgiram primeiro e já permitiam a troca de informação, envio de documentos digitais entre os diversos computadores. É criada uma pasta (diretório) pública, onde as pessoas colocam os documentos e esses documentos podem ser lidos e alteradas por acesso de qualquer computador da rede intranet. Mas mesmo assim muita gente continuou escrevendo os textos, imprimindo e praticando o vai e vem e reclamam que estão com excesso de trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário