domingo, 25 de setembro de 2011

Saiu o ranking da carga tributária 2010: Brasil em 31º


Compilei os dados da carga tributária de 183 países relativa a 2010. Muita gente precisa ver isto, principalmente comentaristas econômicos da velha mídia e os políticos da oposição. 

A primeira tabela mostra a carga de impostos com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), com dados da organização conservadora The Heritage Foundation. O Brasil ficou no 31º lugar em carga tributária. Existem 30 países com carga tributária maior que a do Brasil. Destes, 27 são países de grande desenvolvimento humano, europeus em geral. 

Aí, confrontada com a realidade, a velha mídia vai dizer: "Ah, mas a população não vê o resultados dos impostos recolhidos". Para este tipo de mentalidade, preparei a segunda tabela, com os países ordenados pela arrecadação per capita. O Brasil está em 52º lugar em arrecadação per capita, recolhendo 5 vezes menos que os países desenvolvidos. 

Querem nível de vida escandinavo com arrecadação de emergente? É a pobreza, estúpido! 

Aí vão dizer: "A situação estaria bem melhor se não fosse a corrupção!". Será? Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a corrupção impacta 2% (dois por cento) de nosso PIB. Na década, o TCU apanhou 7 bilhões de reais por ano em corrupção, mas a sonegação fiscal anual atinge 200 bilhões de reais, segundo pesquisa do Instituto de estudos tributários IBPT. Por que o movimento "Cansei 2.0" não vai às ruas contra a sonegação, que é 28 vezes pior que a corrupção? Espero que se indignem 28 vezes mais... 


Essa neo-UDN!


Baixe a planilha da carga tributária mundial em 2010.


Textos relacionados:
A Falácia da Carga Tributária no Brasil

Texto original no blog: O Homem que Calculava

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Temos visões contrárias.. Defendo um Estado bem menor na sociedade.. Menos impostos, portanto.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Caro Prof. Antonio Carlos, boa noite!

    Grato pela mensagem sobre o alerta de vírus emitido pelo Terra Brasilis. Contudo, já comunicamos em postagem anterior [http://profdiafonso.blogspot.com/2011/09/cloaca-news-continua-sob-ataque.html] que o alerta é falso e está associado ao mesmo problema enfrentado pelo BLOG CLOACA NEWS, que já notificou o Google.

    Além do TB, outros blogs estão emitindo esse alerta. Não há com o que se preocupar. A navegação pelo TB é segura.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom... os dados foram compilados com a carga tributária BRUTA. Não sei qual o resultado teríamos se fosse com a carga tributária LÍQUIDA, porém, certamente é uma dimensão de análise mais adequada que a bruta, na minha opinião.

    O que muda da bruta para a líquida é a dedução de algumas transferências diretas e compulsórias, subsídios e o pagamento de juros sobre a dívida pública. O FGTS e o INSS, por exemplo, não financiam a política pública (não são propriedade do Estado), mas sim são partes da remuneração daqueles que vivem do trabalho. As duas contribuições estão contabilizadas na carga tributária BRUTA, porém não na LÍQUIDA se não me falha a memória.

    Já os juros, bom, temos a MAIOR TAXA REAL DO MUNDO e a participação deles no PIB chegaria à faixa dos 5%.

    É por isso que considero a CT líquida como um bom parâmetro (ou, pelo menos, complementar ao debate). Dado um Estado "capturado" pelos interesses dos grandes oligopólios e dotado de uma séries de benesses ao capital, a CT líquida daria uma melhor medida de, digamos assim, financiamento do Setor Público e potencial de um padrão ativo de atuação.

    O WDI (base do Banco Mundial), por exemplo, não fornece dados da carga tributária bruta, mas apenas da líquida (a brasileira, no caso, é cerca de 15%).

    O que eu coloquei não inválida esforço do Professor, que dá um panorama exemplar de que a retórica conservadora acerca do nosso sistema tributário é parcial e intelectualmente desonesta.

    Um abraço!

    Guilherme Hossaka

    ResponderExcluir
  4. se tiver o ranking de 2013 ou 2014 mana ai vlw

    ResponderExcluir