domingo, 3 de dezembro de 2017

ONU revela IDH dos negros para os brancos em uma década de diferença



A Organização das Nações Unidas (ONU) efetuou um estudo em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro, que revela a diferença do IDH entre brancos e negros no Brasil em mais de uma década.


De acordo com o estudo divulgado no segundo semestre deste ano, entre 2000 e 2010, o IDH da população negra cresceu em média 2,5% ao ano, acumulando alta de 28% no período. Já os brancos aumentaram 1,4% por ano ou 15% em dez anos. Apesar do ritmo mais acelerado, só em 2010 o IDH dos negros alcançou a pontuação (0,679) que já havia sido atingida pelos brancos 10 anos antes (0,75).

No ano de 2010, último censo, o IDH da população negra era em média (0,679) quanto dos brancos era de (0,777), continuando uma década de crescimento e mantendo a diferença de dez anos.

A questão do racismo no Brasil e no Mundo não é teórica como muitos sociólogos e pessoas mau intencionadas ou ingenuamente falam, mas sim material; culturalmente disfarçado nos dias de hoje e em questão de salários, condições de emprego, escolaridade, cargos é nitidamente visível.

Texto original: CAUSA OPERÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário