segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A COPA E O CARNAVAL

Neste ano, de 2014, teremos a realização, no Brasil, da Copa do Mundo de Futebol. É um evento que será transmitido para os países de todo o planeta e colocará o Brasil em destaque durante o período em que o evento estará sendo realizado.

Quando da realização do sorteio para escolha do país que sediaria a copa foi uma grande expectativa e quando da saída do resultado, que seria realizado no Brasil, foi uma grande comemoração. Claro que muitos meios de comunicação achando que o Brasil não iria conseguir o direito a realizar a copa faziam críticas e mais críticas ao governo de plantão!


Da construção dos estádios
Durante o decorrer do tempo para construção dos estádios, a grande maioria das redes de televisão e muitos participantes das chamadas redes sociais faziam críticas e mais criticas dizendo uma vergonha o atraso na construção dos estádios. Só que a fase das construções dos estádios passou e agora já se sabe que estarão prontos no período copa.


Quem ganha com a copa
O evento da copa é feito por iniciativa privada. A FIFA e a CBF são as empresas que são as grandes responsáveis pela realização e são as que mais têm a ganhar com o evento. Uma das empresas que mais criticaram o atraso a construção dos estádios e que agora estimulam o movimento NÃO VAI TER COPA é justamente a Rede Globo e estranhamente será a empresa com o segundo faturamento (por ocasião dos direitos de transmissão e venda de patrocínio) por realização da copa!


O gasto com a copa
Muito se tem questionando os investimentos feitos para construção dos estádios, construção da infraestrutura e prestação de serviços para realização do evento. Alegam que o país tem prioridades muito0 maiores e falta investimento na Educação, Saúde e Segurança. Somente com a construção dos Estádios existe a previsão de gasto de 8,2 bilhões. Claro que depois da realização da copa ficaram os Estádios que terão alguns que serão muitos utilizados e outros que praticamente ficarão sem uso. A infraestrutura continuará servindo a população. Tanto na construção dos Estádios e também na construção da infraestrutura de serviços estão sendo gasto dinheiros dos municípios, Estados e do Governo Federal.


Gastos com o carnaval
Todo ano existe a realização do carnaval, são feitos investimentos de dinheiro público e para tal são usados os mesmos argumentos utilizados para realização da copa, tais como: tras aumento na arrecadação, movimenta a economia e atrai muitos turistas. O gasto com carnaval sempre existiu na construção dos chamados sambódromos, movimentação dos serviços públicos (segurança, saúde, limpeza e iluminação) e sem falar dos chamados investimentos financeiros feitos diretamente, que são o repasse de dinheiro feito para empresas, blocos carnavalescos, escolas de samba, etc.

No Brasil existem 5.570 municípios e vamos supor que os investimentos financeiros diretos sejam em uma média de um milhão de reais por cidade. Isso daria um valor de 5.570.000.000 de investimentos diretos, ou seja, do valor passado em dinheiro por prefeituras, Estados e do Governo Federal (através do Ministério do Turismo). Estou falando em média, porque tem município que gasta menos e tem alguns que gatam muito mais. Lembrar que estou falando dos gastos somente com carnaval e ainda temos as famosas festas pré e pós-carnavalescas. Qual o valor gasto nestas festas? Certamente os valores gastos, nestes carnavais, são de uma copa por ano! Embora depois da copa, o serviço de infraestrutura, irá ficar para serem utilizados posteriormente, enquanto o dinheiro gasto com o carnaval!


Manifestações partidárias
Qualquer cidadão comum sabe muito bem que os serviços públicos na área de Saúde, Educação e Segurança (em todo o território Nacional) sempre foram relegado a segundo plano faz décadas e décadas e somente agora por ocasião da copa aparece essas manifestações exigindo investimentos nestas áreas. Por que não exigiam antes?

Basta assistir aos jornais de diversos rádios e redes de televisão que irá se perceber que a população está indo na onda do noticiário (manipulados) e se diz que o cidadão acordou e passou a ter consciência política, será? Estamos a alguns dias da realização do carnaval e não vi nenhuma manifestação NÃO VAI TER CARNAVAL. Estranhamente já estão acontecendo manifestações NÃO VAI TER COPA! As manifestações são em prol da melhoria dos serviços púbicos ou existem interesse partidário?

Durante o período da realização da copa, o Brasil estará em todos os noticiários pelo mundo e certamente essas manifestações tem o interesse de desmoralizar o Brasil (muitos acham que o governo de plantão) e o prejuízo certamente será para todos independentes de partidos e religiões!

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia

Texto relacionado:

5 comentários:

  1. Que infraestrutura? Pego o exemplo do Recife. A mobilidade urbana já passou do nível do caótico, e não parou de piorar desde que se soube que a cidade seria uma das sedes da copa. Eles simplesmente construíram a "infraestrutura" em uma área vazia da cidade, para não terem que enfrentar os gigantescos problemas urbanos. É, sim, um desperdício monumental de dinheiro, e isso para governos que dizem não ter orçamento para elevarem os horríveis salários de professores das escolas públicas, ou as péssimas condições de trabalho na maioria delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no seu caso a coisa é pior, o prefeito e governador se dão ao luxo de desperdiçar dinheiro da copa e certamente irá fazer um desperdício de valor igual com o carnaval!!!

      Excluir
  2. O Povo exige agora do Governo, tudo no padrão FIFA, mas não é todo o Povo que embarcou nessa onda de revindicações muito atrasadas e encomendadas por um setor oposicionista que não mostra bandeira, na realidade são urubus políticos que ficam pairando sobre o O.G.U., sempre na esperança de o abocanharem.
    No país do futebol, a Copa do Mundo tem um valor muito especial e aqueles que tentam semear discórdia quanto a sua realização, usam de má fé e não respeitam a vontade da grande maioria que deseja a Copa. Se alguns estádios foram construídos em lugares afastados, se faltam infra-estruturas e se está havendo um desperdício de verbas, vamos realizar a Copa do Mundo e depois do jogo final, começaremos a fazer, mas até lá, vamos pôr ordem em tudo! Não adianta tumultuar, afinal é o nome do Brasil que está em jogo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Desde quando a TV Globo valoriza o movimento NÃO VAI TER COPA? A emissora vai faturar milhões com o evento... Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. A Rede Globo não valoriza, mas dá destaque tentando desmoralizar o governo Federal. Sem falar que ela está escondendo as semelhança destas manifestações com outras ocorrendo em outros países!!! a REde Globo é antes de tudo uma instituição constituída para fazer política ideológica em favor das grandes corporações.

    ResponderExcluir