segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VI)

Exigência nas construções das novas edificações com garagens e estacionamentos


Na grande maioria das cidades, que possuem uma certa organização administrativa municipal, tem um Plano Diretor, que serve de orientação para os administradores e também já existem leis que regulam a construção de novas edificações com garagens ou estacionamentos.

Mas isso não quer dizer que as novos edificações realmente irão ter garagens ou estacionamentos. Sempre existe aqueles que burlam as leis, conseguem construírem condomínios e galerias sem as devidas garagens ou estacionamentos e isso ocorrem até em bairros centrais de muitas cidades. Claro que fica fácil burlar essa lei por falta de conhecimento da existência da mesma e também pela fragilidade das fiscalizações municipais.

Interessante notar que a especulação imobiliária costuma ditar as normas de construção de novas avenidas, calçadas e novos prédios de acordo com o interesse de se valorizar cada metro quadrado, basta olharmos que mesmo os novos bairros tem as ruas e avenidas estreitas sem os devidos acostamentos para se estacionarem carros, as calçadas também são estreitas e geralmente não espeitam os itens de acessibilidades. Até mesmo os espaços definidos para as áreas verdes são minúsculos!

Cada vez mais as novas edificações comercias e habitacionais são e serão construídas com as respectivas garagens para os usuários dos mesmo.

Prédios corporativos construídos ao lado do edifício-garagem, com 1.800 vagas em Praia de Belas - Porto Alegre - Brasil.
EDIFÍCIO-GARAGEM EM FORMA DE PONTE NEUE MESSE, STUTTGART
O ponto alto da espetacular obra de engenharia da Neue Messe de Stuttgart é o seu imponente edifício-garagem em forma de ponte. Como dois gigantescos arcos que cobrem as vias de trânsito entre as suas colunas principais a uma altura de 10 metros com um vão de cerca de 100 metros, a construção futurista, com 440 metros de comprimento, se estende sobre a rodovia A8 de seis pistas e o novo ramal ferroviário planejado para o ICE até o aeroporto. Em seis andares e uma superfície correspondente a 15 campos de futebol, há lugar para o estacionamento de aproximadamente 4.000 veículos.Devido à configuração do edifício-garagem como uma ponte sobre as vias de tráfego, existe o perigo latente da construção sofrer um incêndio com exposição direta às chamas no caso de um acidente de trânsito.Por isso, um dos componentes importantes do projeto para a proteção contra incêndios é o sistema de canais protetores contra o fogo RAUTHERMO, que protege as instalações elétricas contra a ação do fogo e garante a livre circulação pelas rota de fuga e salvação. (http://www.rehau.com/BR_pt/Construcao/Referencias/408816/EDIFICIO_GARAGEM_NEUE_MESSE_STUTTGART.html)

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)


Textos relacionados:

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Fui para o Recife e lá o problema do trânsito é gravíssimo! Aproveito a oportunidade para desejar Feliz 2014! Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir