quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (V)

Uso de faixas exclusivas para ônibus;

Em algumas cidades brasileiras já existem essas faixas. O importante é saber se são respeitadas quando existem. O uso de faixa exclusiva para ônibus é uma das maneiras de se agilizar o transporte em massa e um exemplo de democratização do espaço urbano. Um único ônibus transporta 42 passageiros sentados, alguns em pé e grande parte da população acha normal que apenas três veículos (geralmente com um único motorista) ocupem o mesmo espaço de um único ônibus e esses motoristas tenham o mesmo direito de acesso em relação a tantas pessoas.

Avenida Ivo do Prado - Aracaju - SE. Uma das avenidas chamadas Corredores de Tráfego  não possui faixa exclusiva para ônibus, ou seja, apenas algumas avenidas tem faixas exclusivas e mesmo assim muito pouco respeitadas pelos motoristas.

Na disputa pelo espaço urbano nas avenidas das cidades, um único ônibus transporta no mínimo quarenta e dois passageiros (isso sem contra o motoristas e as pessoas que viagem em pé) . Três veículos particulares transportam no máximo quinze pessoas (contado com os motoristas), mas geralmente a grande maioria dos carros particulares trafegam apenas com o motorista! Como justificar que uma pequena quantidade de pessoas tenham mais direito de utilizar o espaço público urbano em detrimento da grande maioria que trafegam em ônibus?


Como as faixas exclusivas para ônibus ficam grande parte do tempo sem fluxo dos ônibus muitos motoristas acham que as mesmas deveriam deixar de existir. Só que um único ônibus que passe eventualmente leva passageiros equivalente a vários carros!

Se o transporte coletivo (ônibus) se tornar mais ágil que o transporte individual é uma das maneiras de se incentivar o uso do mesmo em detrimento do carro particular. Claro que o incentivo só vai fazer efeito se o transporte com ônibus for de qualidade e não ônibus desconfortáveis que ponham em risco a vida dos passageiros.
A falta de respeito pelas Faixas Exclusivas para ônibus é corriqueiro, os motoristas trafegam e as vezes estacionam nestas faixas. Dizem eles apenas por um minutinho!!!

O problema é que algumas pessoas não respeitam essas faixas e acabam fazendo que a finalidade das mesmas não seja prática. É comum se vê motoristas circulando nestas faixas e até carros estacionados sobre as mesmas e para piorar a situação, grande parte das cidades brasileiras sequer colocam faixas exclusivas para os ônibus!

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Textos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário