segunda-feira, 24 de maio de 2021

As informações nos livros didáticos IX

 Os afrodescendentes


Quando estamos estudando a colonização de qualquer país é comum olharmos de onde vem os colonizadores e sua descendência.

No caso do Brasil é comum mostrar que temos descendência em sua grande maioria entre três povos: dos portugueses, dos nativos (comumente chamados de índios) e dos negros africanos ! 

Negros de várias regiões da África

Os portugueses são originários de um único país e única nação, mas quando falamos dos índios e africanos esquecemos que eles não são homogêneos e são constituídos de várias nações. É um erro não levarmos em conta que essas diversas nações são culturas distintas umas das outras.

É muito comum as pessoas, aqui no Brasil, falarem do passado dos negros com se eles fossem todos dependentes de escravos. Isso ocorre por que todos os meios de comunicação (não somente os livros didáticos) relacionam os negros do Brasil atual com os negros do Brasil no passado e nunca falam como eram os antepassados desses escravos na África e fica no imaginário das pessoas como se todos os negros fossem descendentes de escravos. Na realidade os negros do Brasil são em maioria descendentes de escravos vindos da  África, mas todos os negros vindos da África ou morando na África são descendentes de antigos impérios que existiram na África. Nossos livros de história e nossos meios de comunicação só falam do Egito e nunca falam dos outros impérios existentes que eram tão importantes culturalmente e em termos de grandiosidades quanto do império Egipcio. A Etiópia foi palco de um dos impérios tão grande e rico culturalmente quanto  do Egito !

No Brasil é comum as pessoas negras e pardas se auto proclamarem Afrodescendentes e isso decorre justamente da idéia que nossos meios de comunicação e nossos livros didáticos não falarem (omitem) que existem negros em outras regiões. Existem negros em várias ilhas da Oceania,  na Austrália e culturalmente com costumes e idiomas diferentes dos africanos.

O termo Afro Descendentes têm de ser usado com muito cuidado para não se cometer erros devido às omissões existentes nos meios de comunicação e nos livros didáticos. Além do fato que existem negros fora da África, tem o caso da África abrigarem muitos habitantes brancos bem antes da chamada conquistas (colonização) portuguesas e espanholas.  De repente você pode está chamando um negro de Afro descendente e ele ser originário de alguma ilha ou mesmo da Austrália apesar de ser negro.

Pode ocorrer justamente o contrário, algum sujeito branco, com olhos claros e cabelos loiros se apresentar com afrodescendente. Claro que esse sujeito provavelmente poderá ser descendente de brancos já nascidos na África vindo de outros cantos do mundos em várias gerações passadas, mas ele não deixa de ser africano, principalmente se ele já absorveu os costumes e o modo de vida dos povos originários da região.

Para complicar ainda mais essa visão, de se separar as pessoas pelas cores, existem negros com cabelos loiros e não são mestiços de negros com brancos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário