quarta-feira, 12 de agosto de 2020

As informações nos livros didáticos III

A chegada da civilização

Uma das coisa que nunca é mostrado nos livros didáticos do ensino fundamental é a existência de vários sítios arqueológicos de dezenas de cidades que existiram no passado aqui no continente americano. No meu caso sequer ouvir falar até terminar o segundo grau a existência de cidades ou restos delas tão antigas quanto as cidades do antigo Egito.

Pirâmide próxima a cidade do México


As antigas cidades que existiam no continente americano se concentravam em sua grande maioria no lado oeste do continente acompanhando a Cordilheira dos Andes e em alguns países da América Central, com maior destaque para o México.

Ilustração do que foi a Cidade Asteca. A cidade asteca chegou a ter 300.00 habitantes que era a mesma população de Madri na Espanha.

Em todos os livros didáticos, que tive acesso, falam da chegados dos europeus como a chegada da civilização ao continente americano! Isso demonstra um preconceito com os povos aqui existentes como se uma civilização fosse superior a outra ou mesmo os povos aqui existentes não fossem civilizações. Estranhamente o que considero da civilização europeia ser melhor que as civilizações americanas é o fato de serem exploradores e saqueadores. Usavam (em alguns casos ainda usam) a religião como arma contra desafetos políticos e contra povos de outras religiões. Por várias vezes usaram a religião cristã como arma para controle e escravidão dos nativos da américa e dos africanos.

Fazendo uma pesquisa sabe-se que as cidades americanas por ocasião da chegada dita civilização europeia, eram limpas, tinha sistema de correios, tenham saneamento básicos, tinham água encanada e não existiam a figura de mendigos espalhados pelas ruas. Nesta mesma época, a cidade considerada mais bonita da Europa era Madri na Espanha que não tinha saneamento básico e nem água encanada e era comum a presença de mendigos nas ruas.

Os espanhóis e portugueses vieram para o continente americano para pilhar e saquear o que encontrassem de valor e levar para europa. Nessa pilhagem destruíram cidades, eliminaram os engenheiros e arquitetos que construíram essas cidades e queimaram pergaminhos que até dificultam como era o idioma e a escrita nessas comunidades.

Uma das coisas que mais vejo nos livros de história é o fato das civilizações americanas oferecerem sacrifício humano ao deus Sol e estranhamente esquecem que as duas civilizações europeias que vieram saquear e dilapidar, o Novo Continente, tinham o Instituto da Santa Inquisição. Os líderes religiosos cristão perseguiam os que não comungavam com mesma ideia de religião cristã, perseguiam os judeus e em muitos casos eles queimavam os desafetos vivos em fogueiras e tudo isso em nome de Deus!

A civilização cristã europeia até guerrearam entre si quando do surgimentos dos protestantes e muitos desses protestantes tiveram de fugir da Europa para a América.

Muitos livros da atualidade ainda trazem e explicam a história e afirmam que essa civilização era superior as civilizações, do Novo Continente, pelo fato de não oferecerem sacrifício humano em sua religião e esquecem que as civilizações que vieram colonizar (explorar e saquear) o continente americano queimaram milhares de pessoas vivas em nome de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário