sexta-feira, 10 de abril de 2020

Cadeia alimentar global será “massivamente interrompida” pelo coronavírus

Multinacionais escrevem uma carta ao G7 e o G20, pedindo aos líderes que mantenham as fronteiras abertas do comércio e evitem a crise global de alimentos

Vietnã, o terceiro maior exportador de arroz, suspendeu os contratos após a crise - Foto: Nguyen Huy Kham / Reuters
Do The Guardian
Exclusivo: multinacionais escrevem uma carta ao G7 e o G20, pedindo aos líderes que mantenham as fronteiras abertas do comércio e evitem a crise global de alimentos



A Unilever, a Nestlé e a PepsiCo, juntamente com organizações de agricultores, a Fundação das Nações Unidas, acadêmicos e grupos da sociedade civil, escreveram para líderes mundiais, exortando-os a manter as fronteiras abertas ao comércio, a fim de ajudar os mais vulneráveis ​​da sociedade e a investir em produção de alimentos ambientalmente sustentável.
Eles instam os governos a “tomarem ações coordenadas urgentes para impedir que a pandemia de Covid-19 se transforme em uma crise alimentar e humanitária global”. Manter o comércio aberto será fundamental, assim como investir em cadeias de suprimento de alimentos e proteger os agricultores nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, dizem eles.
O G20 está sob crescente pressão para agir: um grupo de economistas ganhadores de prêmios Nobel e ex-altos funcionários de bancos de desenvolvimento escreveu ao fórum informando que seriam necessários trilhões de dólares para ajudar o mundo em desenvolvimento a lidar com a pandemia de Covid-19. Nesta semana, mais de 100 ex-chefes de governo, incluindo Tony Blair, Gordon Brown e Nicolas Sarkozy, também pediram ao G20 que atue com urgência ou arrisque surtos recorrentes .
No entanto, pouca ação coordenada foi acordada. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação está cada vez mais preocupada com o fato de que, embora as colheitas sejam boas e estejam sendo produzidas alimentos suficientes para alimentar o mundo, restrições ou tarifas de exportação de alguns governos possam criar escassez.
O aviso urgente dos líderes da indústria de alimentos ocorre quando alguns países começam a restringir certos alimentos . As restrições à circulação de pessoas, por causa dos bloqueios, também ameaçam criar escassez de mão de obra agrícola em uma época crucial do ano para muitas culturas.
“O risco de grandes interrupções no fornecimento de alimentos nos próximos meses está aumentando, especialmente para países importadores de alimentos de baixa renda, muitos dos quais estão na África subsaariana”, alertam os líderes da indústria de alimentos em sua carta.
Os portos e fronteiras devem ser mantidos abertos ao comércio de alimentos, eles pedem, e os grandes países exportadores de alimentos “devem deixar claro que continuarão a fornecer totalmente mercados e clientes internacionais”.
Os líderes empresariais também querem investimentos na produção local de alimentos , tratando agricultores, pessoas que trabalham no processamento de alimentos e todas as partes da cadeia de suprimento de alimentos como trabalhadores-chave. Os pequenos agricultores podem precisar de acesso ao crédito para continuar produzindo, e a carta pede aos bancos e grandes empresas que os ajudem.
À medida que as pessoas perdem o emprego ou a renda cai por causa dos bloqueios ou problemas de saúde, é provável que a fome aumente. “Não seria difícil imaginar cenários em que o número de pessoas que sofrem diariamente de fome, já estimadas em mais de 800 milhões, dobre nos próximos meses, com um risco enorme de aumentar a desnutrição e a estupidez das crianças”, diz a comida. empresas alertam.
Serão necessários programas de ajuda alimentar direcionados, do governo, setor privado e instituições de caridade, além de redes de segurança de renda, diz a carta. A assistência em dinheiro deve ser direcionada urgentemente ao mundo em desenvolvimento, e isso deve ir muito além do alívio da dívida sugerido por alguns países.
A distribuição de alimentos também seria fundamental, disse Wanjira Mathai, diretora para a África do World Resources Institute. “Devemos garantir que as cadeias de suprimentos e distribuição possam garantir a entrega de alimentos para as populações mais vulneráveis, especialmente em assentamentos urbanos densamente povoados, e ao mesmo tempo contendo o Covid-19”, disse ela.
“Uma parte vital disso inclui investir e apoiar a última milha de distribuição, para que os alimentos cheguem às casas das pessoas e não fiquem presos nas lojas centrais de alimentos”.
Enquanto os governos se preparam para ajudar suas economias a se recuperarem da crise do coronavírus, eles devem investir para tornar o sistema alimentar mais ambiental e socialmente sustentável, diz a carta. Isso exigirá novos investimentos e a reforma dos subsídios existentes, nutrindo as terras agrícolas para mantê-las férteis e um foco na produção de alimentos nutritivos e acessíveis, além de maneiras de reduzir o desperdício de alimentos.
O sistema alimentar atual é frágil , devido ao subinvestimento crônico, ao esgotamento excessivo dos recursos naturais e à má alocação parcial de mais de US $ 700 bilhões (564 bilhões) em medidas anuais de apoio”, alertam os signatários. “Não há solução a curto prazo para esses desafios, mas podemos aproveitar a oportunidade de nos recuperar de uma maneira melhor e mais forte”.
Eles defendem o desenvolvimento de redes regionais de suprimento de alimentos e o fornecimento gratuito de assistência médica e apoio à renda, bem como o investimento em novas tecnologias. Os países ricos devem ajudar os pobres a conseguir isso.
“Consertar o sistema alimentar é essencial para uma recuperação resiliente em todo o mundo, criando o potencial para milhões de novos empregos, menos fome, maior segurança alimentar e melhor gerenciamento dos principais recursos naturais: solo, água, florestas e oceanos”, carta conclui.
As empresas por trás da carta também estão adotando suas próprias ações na crise do Covid-19. A Nestlé está trabalhando com a Cruz Vermelha, fornecendo alimentos, produtos de nutrição médica e água engarrafada para ajuda humanitária, doando 10 milhões de francos suíços (8,2 milhões de libras) para os países mais necessitados. A PepsiCo doou US $ 45 milhões para países desenvolvidos e em desenvolvimento e está fornecendo 50 milhões de refeições para bancos de alimentos, enquanto a Unilever está doando US $ 100 milhões de seus produtos e concedendo US $ 500 milhões em crédito a seus pequenos produtores.
A carta está sendo enviada aos líderes do G7 e do G20 e a outros países.
Texto replicado de : CGN

2 comentários:

  1. Muito bom...
    São estas consequências que deveriam ser levadas em conta na pandemia.
    Estamos todos sujeitos a sucumbir...Igual a cardumes de peixes, que nadam em aglomerados para se auto proteger, mais mortes ocorrem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vietnam na dúvida segurou a produção agrícola parar garantir futuros problemas !!!

      Excluir