sábado, 21 de setembro de 2019

Neurocientistas explicam que o esquecimento constante é um sinal de inteligência extraordinária


Se você é alguém que convive com o esquecimento constante, e se pergunta o que precisa fazer, a quem deve procurar? Esquece as datas importantes, o aniversário de um bom amigo? O nome dos outros, ou de certas palavras lhe escapam? Você deve ficar um pouco preocupado. No entanto, é melhor você relaxar porque cientistas importantes afirmam que o esquecimento é um sinal de maior inteligência.
Algumas pessoas se destacam por terem um cérebro mais eficiente e memorizam facilmente coisas e pequenos detalhes. Mas há pessoas que não conseguem se lembrar daquelas coisas que aprenderam há muito tempo.

De acordo com Paul Frankland e Blake Richards, pesquisadores da Universidade de Toronto, esses pequenos erros cerebrais são totalmente normais. O que acontece é que memórias antigas são “sobrescritas” no cérebro por novas memórias. Eles também indicam que uma pessoa que tenha uma memória muito boa não será necessariamente mais esperta do que alguém com uma memória ruim; mas o oposto parece ser um fato.

Os pesquisadores dizem que é muito mais útil para o cérebro memorizar tudo em uma escala maior, deixando para trás pequenos fatos do que memorizando todos os detalhes.


Segundo o professor Richards :

“É importante que o cérebro esqueça detalhes irrelevantes e se concentre nas coisas que o ajudarão a tomar decisões no mundo real.”

Revista Curious Mind explica:

“Acontece que esses dois processos interagem entre si, permitindo que decisões inteligentes sejam tomadas em ambientes dinâmicos e ruidosos. O autor do estudo de revisão, Professor Blake Richards, explica que o verdadeiro propósito da memória é a otimização da tomada de decisão. O cérebro consegue isso filtrando detalhes irrelevantes e se agarrando a coisas que contribuirão para decisões inteligentes no mundo real.

“Má memória” nesse sentido é, na verdade, um mecanismo no cérebro que serve para criar rapidamente espaço para informações relevantes e não permite que o cérebro gaste energia e espaço, lembrando-se das informações mundanas e triviais.

‘Fatos’ não são o que o cérebro percebe como fatos. O cérebro se concentra em criar um quadro geral de eventos ou uma versão simplificada de certas informações, o que poderia servir como um meio de tomar melhores decisões mais tarde ”.

As memórias vão diretamente para o hipocampo no cérebro e apagam os dados menos relevantes para focar no novo que mais importa. É assim que as pessoas tomam decisões mais sábias e sábias.

Embora tudo isso seja um fato, você deve ter em mente que deve procurar ajuda médica se perceber que esqueceu grandes segmentos de informações essenciais para o seu dia a dia. Se este não for o caso, você não precisa se preocupar porque é completamente normal o esquecimento de detalhes triviais, porque é assim que o cérebro funciona corretamente.

O Professor Richards também acrescenta:

“Você não quer esquecer tudo o que sabe, é claro, mas se estiver esquecendo muito mais do que o habitual, isso pode ser motivo de preocupação. No entanto, se você é alguém que esquece detalhes ocasionais, é provavelmente um sinal de que seu sistema de memória está perfeitamente saudável e fazendo exatamente o que deveria estar fazendo ”.

Você se esquece de muitas coisas desnecessárias? Então você já pode se orgulhar de ser uma pessoa muito inteligente. Você acha o mesmo?

*Com informações de Conscientia Colectiva. Livremente traduzido e adaptado: REDAÇÃO SEU AMIGO GURU.

Texto original: MAU AMIGO GURU

Um comentário: