quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A nossa imprensa, a serviço da barbárie


Comecei este blog há mais de oito anos porque, já naquela época, achava um absurdo que praticamente todos os jornais, todas as revistas, todas as emissoras de rádio e televisão, todos os meios de comunicação, enfim, se dedicavam à gloriosa tarefa de esculhambar o governo trabalhista, suas lideranças e o principal partido de esquerda do país, o PT.

Inconformado, resolvi exercer minha cidadania da melhor maneira que julguei possível, utilizando a internet, essa maravilha, para falar sobre tudo aquilo que, para mim, é importante.

Aprendi que esse exercício cotidiano vale a pena, pois nos fortalece como seres humanos conscientes, que buscam um mundo melhor, mais justo e igualitário.


Trabalhei mais de 40 anos em redações dos mais variados figurinos - minúsculas, pequenas, médias e grandes, do interior e da capital. 

Por mais medíocre que eu seja, deu, nesse tempo todo, para saber como funcionam as coisas no jornalismo pátrio.

Regra número 1: a liberdade de imprensa é um mito, só se publica o que o patrão deixa - e quer.

Regra número 2: os donos das empresas jornalísticas estão entre os piores patrões do universo, burlam descaradamente todas as leis que não lhes favorecem, tratam os jornalistas como lixo descartável - mesmo aqueles que, em determinado momento fazem, descaradamente, o jogo patronal.

Regra número 3: não existe jornalismo imparcial, todas as notícias passam por um filtro ideológico, e, portanto, não retratam o factual e não mostram a realidade.

Vamos ficar por aqui.

E voltar ao início desta croniqueta.

O massacre midiático contra qualquer um que não pense exatamente como a oligarquia nacional é tremendo, desumano até.

O que dizer, então, daqueles que cometeram o pecado de, além de não se sujeitarem às regras seculares da nossa plutocracia, resolveram que era hora de mudá-las?

Falem o que quiser do PT, mas se não fosse por ele, o Brasil ainda seria uma imensa fazenda dividida entre a casa grande e a senzala, completamente submissa ao "grande irmão do norte", implorando por algumas migalhas do butim que o capital recolhe diariamente em todo o planeta.

Muito do PT original se perdeu nesses anos todos. 

O poder corrompe, é o que dizem.

Talvez seja mesmo esta a hora de o partido fazer uma reflexão, pesar os seus acertos e seus erros, submeter-se a uma autocrítica, mudar o que deve ser mudado, limpar de seus quadros os oportunistas.

E talvez seja esta também uma boa hora para, em meio a esse processo, firmar a convicção de que, sem uma imprensa plural forte, a jovem democracia brasileira terá poucas chances de sobreviver.

Todos sabem que a nossa imprensa é inimiga do Brasil civilizado.

Que tal aqueles que temem a volta da barbárie se unirem para combater as suas ações deletérias?

Texto original: CRÔNICAS DO MOTA

2 comentários:

  1. Temos valorosas mídias alternativas que vão mantendo vivo o espírito democrático de nossa sociedade e exatamente nelas que o PT tem encontrado quem defenda seus valores. Não tenho partido político, nunca votei na vida porque ainda não encontrei agremiação política que defenda valores como Saúde, Educação e Segurança nas mãos do Estado, única e exclusivamente! Defendo o PT porque foi o único partido que deu alguma coisa ao Povo pobre! Pouco, mas deu algo! Defendo o PT porque o vejo vítima de constantes bombardeamentos midiáticos que têm a intenção de fazer o Povo repudiá-lo e aceitar a deposição de D.Dilma, ação que considero criminosa dada a grande honestidade da Presidente até em pormenores que a tornam uma valorosa cidadã! Mas diante do atual quadro político, o PT tem que mudar de comportamento, regressando a valores ideológicos que fortaleceram sua fundação e tratavam do bem estar social da população brasileira. O que foi feito é muito pouco com o que falta fazer, há que corrigir comportamentos de militantes em cargos importantes que devem respeitar as diretrizes do partido e defender seus membros que são atacados por outros partidos que defendem interesses escusos. Assim como D.Dilma é uma heroína nacional, José Dirceu entrou para história do Brasil como lutador contra a ditadura e grande impulsionador do PT à presidência da república, nunca um preso condenado sem provas que o PT nunca defendeu! Tem mais, muito mais para mudar a ação do partido, mas daria um tratado de ação partidária socialista moderna que muitos governos da Europa serão forçados a encontrar agora para não submergirem em graves crises sociais.

    ResponderExcluir