quarta-feira, 9 de abril de 2014

Amnésia histórica sobre o Golpe Militar de 1964!

Desde a época (década de 70 do século XX), em que ocorreu o Golpe Militar, sempre leio livros e textos sobre o assunto. Assistir vários documentários e programas jornalísticos sobre o tema. Sempre escutava do meu pai que os americanos tinham interesse em dividir o Brasil em dois países e ele sempre comentava a presença militar das tropas dos EUA em nosso território, mesmo antes do golpe de 1964. Eu sempre me perguntei: como o meu pai, morando em uma cidade do interior (Itabaiana-SE) do Brasil, tinha conhecimento da presença dos EUA em nosso território e o interesse que eles tinham em dividir o Brasil em dois países (eu achava que meu pai estava inventado)? Era assunto comum das conversas, dos idosos da época, terem vistos Jeeps com soldados falando de uma maneira que ninguém entendia nada! De que nacionalidade eram esses soldados? Segundo meu pai eram militares americanos procurando riquezas em nosso território!!!

Sempre notei certo distanciamento dos diversos jornalistas e historiadores (não se se proposital por parte de todos) sobre o envolvimento das empresas de comunicação e um distanciamento ainda maior sobre a participação do EUA no Golpe Militar de 1964. Lembrar que a participação de militares, em tentativas de golpes, contra o Estado brasileiro, vem desde o final do século XIX. Eu particularmente considero a Proclamação de República um Golpe Militar.

Ex-ministro Almino Affonso
Nos últimos dias, percebe-se que a grande imprensa e diversos historiadores querem colocar a culpa, do golpe, nos que estavam governando o país por não tentarem se opuser aos golpistas. Alegam que eles tinham o apoio da grande maioria da população. O vídeo abaixo mostra um debate onde claramente existe a tentativa de se colocar a culpa do golpe na inercia de quem era governo na época. Isso até que o sabatinado coloca o caso da influência dos EUA e mesmo assim, até o final do debate, não se coloca a importância que teve os grandes meios de comunicação na operacionalização do famigerado Golpe Militar. O vídeo abaixo é uma sabatina com o ex-ministro do trabalho Almino Affonso, no governo João Goulart. Assistam ao vídeo para tirarem as suas próprias conclusões?

6 comentários:

  1. Olá Antonio Carlos. Interessante a história do seu pai. O meu morava tão distante, num povoado do interior de Minas divisando com o ES dizia a mesma coisa. Só que ele chegou a ser preso em 1964 acusado de espionagem. Na verdade nós éramos espionados. Bela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as pessoas mais idosas estão indo para a grande viagem e essa história irá ficar no anonimato sem que ninguém esclareça como fatos históricos e não boatos. O brasileiro sempre escondendo a História para que as coisas nunca mudem e os erros se repitam no presente e futuro...

      Excluir
  2. Infelizmente, nossos jornalistas não agem com a devida responsabilidade. Ao invés disso, seguem a cartilha de seus patrões. Cerca de 5 ou 6 famílias que dominam a grande imprensa nacional e agem exclusivamente defendendo seus próprios interesses. Seria importante para o país, para o povo brasileiro, que o jornalista divulgasse a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade. A exemplo disso é a Eliane Catanhede; Míriam Leitão;Ricardo Boechat; e tantos outros que formam o PIG-Partido da Imprensa Golpista. Todos em defesa da elite, da direita brasileira. Como disse Joseph Pulitzer: "COM O TEMPO, UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CÍNICA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMA".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus próprios interesses não, os interesses dos EUA, que estão atrás disso tudo. O mal venceu, naquela época e com o tempo, foi sendo vencido, mas não aniquilado. Agora está de volta, em força, tentando seu pleito novamente!!! ehehe >:(

      Excluir
  3. Muito bom, um testemunho ao vivo de quem fez história.
    Como sempre a imprensa, golpista, ao lado dos EUA, conspirando contra seu próprio povo. Não me espanto ao ver o ovo da serpente sendo chocado, novamente!!! Grandes f.d.p. ehehehe >:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mias estranho é que a grande impressa americano está denunciando que nosso governo está sob ataque das grande corporações americanos e os nossos jornalista e Poder Judiciário se fazem de surdos, cegos e mudos!!!

      Excluir