sábado, 8 de junho de 2013

O latifúndio Multinacional

(HD)- Os grandes bancos já controlam, mediante o sistema constituído dos fabricantes de agrotóxicos, como a Monsanto, intermediários, exportadores, importadores e compradores locais, usinas de beneficiamento, bolsas de futuros, silos e armazéns, o mercado mundial de alimentos. Agora, associados aos governos dos países centrais, estão avançando sobre as terras onde ainda há áreas férteis disponíveis. Só existem dois continentes com essa possibilidade: a África e a América do Sul. A China, cujo espaço territorial é quase todo árido e fragmentado em centenas de milhões de áreas reduzidíssimas, exploradas for famílias numerosas, está hoje à frente dessa conquista territorial nos dois grandes continentes. Seu rival histórico, e que sofre da mesma dificuldade geológica, o Japão, mais antigo nesse movimento, disputa as mesmas áreas. Sobre o assunto, no que se refere à China, vale a pena conhecer o estudo de Dambisa Moyo, Winner Take All ( O vencedor leva tudo). No caso da China não se trata só de empreendedores privados, mas de operação conduzida pelo Estado, como controlador direto de toda a economia do país. Muitos se preocupam com a compra, direta, de jazidas minerais pelos chineses, mas se esquecem do mais estratégico bem da natureza, que é a terra e, com ela, a comida. Ao juntar a agricultura à mineração (a China comprou uma serra inteira ao Peru, uma das maiores reservas de cobre) os chineses buscam controlar o solo rico do planeta.

Empresas multinacionais, além das organizações chinesas e japonesas, estão adquirindo as áreas disponíveis nas margens dos rios africanos, onde é fácil a irrigação. O mesmo ocorre na América do Sul, e mais no Brasil, onde segundo informações oficiosas, já foram investidos 60 bilhões de dólares na compra de terras. Os chineses usam argentinos como laranjas, para constituir firmas agropecuárias de fachada. O projeto chinês é importar tudo o que produzir para seu próprio consumo.

Ainda agora, na discussão, entre o governo e as Farc, na Colômbia, soube-se que lá na há titularidade regular das terras. Bastou que o governo e os guerrilheiros se dispusessem a discutir, em primeiro lugar, o problema da terra, para que o presidente Santos fosse contestado pelas oligarquias, por meio do ex-presidente Uribe.

No caso da África, os compradores se entendem diretamente com os governantes, muitos deles notórios corruptos. Os pobres não têm como resistir aos governos e são expulsos, dando lugaar a trabalhadores chineses. No mundo neoliberal, esse movimento de ocupação estrangeira, impelido pelo agro-negócio, é a globalização do latifúndio. Se, no Brasil, não houver uma reação forte e estratégica, seremos, súditos dos novos donos das terras. E chegará o dia em que só as recuperaremos com sangue.
Texto de Mauro Santayana

4 comentários:

  1. Recuperar a dignidade do povo brasileiro vai ser uma jornada IMPOSSIVEL. Esse povo que desde 1500 não recebe outro tratamento dos "phoderosos" dominadores europeus que a submissão, o direito a ser pobre, a cultura da igreja catolica dizendo que é mais dificil um rico entrar no Céu do que achar uma agulha no palheiro, e o Lula e DIRMA dando pão e circo para a galera, que mais da metade dos municipios do Nordeste recebem bolsas, constatando-se a totalidade do povo como funcionario de algumas Prefeituras; que a industria da Seca veio com mais Phorça ( de phoder mesmo) e assim o povo TOTALMENTE NARCOTIZADO, virou babaca presa fácil e docil dos novos donos da Terra. Se voces atentarem para os endereços que o WWF tem tem toda a amazonia, mui amigos dos indigenas, notamos que ja perdemos a guerra.
    O MOVIMENTO SUL É MEU PAIS COMEÇOU NOVAMENTE A AGIR CHAMANDO A ATENÃO QUE NO SUL AINDA TEMOS UM PAIS DE HOMENS que pensam e são capazes de reagir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara quer fazer graça, o nordeste está atolado no Bolsa Família por que sempre foi abandonado pelo poder central que sempre deu atenção ao sul e sudeste do Brasil. Tem o problema que andando pelo sul do país fica a impressão que estamos falando com estrangeiros, adoram se sentir cidadão do mundo globalizado e submissos as multinacionais!!! Nunca foram e nunca se comportaram como brasileiros!!!! Vieram para o Brasil e sempre se comportaram como imigrantes e vivem em colônias no Brasil!!!!! São estrangeiros!!!Hoje e hoje estão cuspindo no prato que sempre comeram (muitos receberam lotes de terras de graça!!!). Estão reclamando que a Amazônia está cheio de ONGs estrangeiras e o Sul cheios de colônias de estrangeiros, estão reclamando que seus conterrâneos??? Temos estrangeiros que invadiram o Sul e agora alguns milhares de estrangeiros estão querendo tomar a Amazônia e todos posando de bonzinhos.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Na verdade não exportamos soja. Exportamos água em forma de soja...Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Gracinhas à parte, está na hora de agirmos com mais nacionalismo, controlando o agro-negócio, proibindo a venda de terras a estrangeiros e fiscalizando a Amazônia. Grande parte dos brasileiros não sentem amor à Pátria por variadíssimas razões, em parte dos casos porque não nasceram aqui ou porque descendem de estrangeiros que cultivam as tradições de origem.

    ResponderExcluir