sábado, 11 de dezembro de 2010

Ironicamente Verdadeiras I

Pero Vaz de Caminha
Por Antônio Carlos Vieira

O adjetivo brasileiro na realidade significa a profissão de pessoas que trabalham com o Pau-brasil. Da mesma maneira que temos pedreiro, carpinteiro, marceneiro, etc. Na época da descoberta , essas árvores existiam na floreta atlântica que se estendia pelo litoral do Brasil. Praticamente toda a população da época estava envolvida na produção de madeira do Pau-brasil, daí o nome brasileiros.

Na descoberta do Brasil foi enviada uma carta ao Rei de Portugal e no final desta carta o escrivão, da frota (Pero Vaz de Caminha), pede um emprego para o sobrinho. Foi a primeira carta escrita e também o primeiro caso de Nepotismo nas terras brasileiras.

Embora o Brasil tenha sido descoberto em 1.500, a América só foi descoberta em 1547. Só que essas datas estão corretas. É que não se sabia que as terras descobertas era um continente mas, pequenas ilhas isoladas no Atlântico. Tanto é que o primeiro nome do Brasil era Ilha de Vera Cruz.

Em 1454, a bula Papal, editada por Nicolau V, dá aos portugueses a exclusividade para aprisionar negros para o reino e lá batizá-los. Quem autorizou a escravidão, dos negros, pelos portugueses em terras brasileiras, foi a Igreja!!!

Somos considerado a maior nação católica dos todos os tempos. O Brasil foi primeiro país a se utilizar da mão de obra escrava (dos negros) e o último a dá a liberdade. Oficialmente, foi em 1549, com Tomé de Souza, ao desembarcá no Bahia, que provavelmente vieram os primeiros escravos africanos para o Brasil. E foram libertos, pelo menos oficialmente, em 1888, com a Lei Áurea.

Com a criação e assinatura da Lei de Abolição da Escravatura os ex-escravos não receberam um centavo (clique aqui) e foram privados do acesso a terra, educação e saúde. Quem recebeu indenizações (do Estado) foram os ex-proprietários dos escravos!!!

Embora os escravos negros tenham trabalhado durante mais de 300 anos de graça (forçado é claro) nunca receberam doações de terras. Mas, para os colonos que chegavam da Europa (principalmente no Estado de Santa Catarina), mesmo antes de trabalhar um único dia, aqui no Brasil, já receberam lotes de Terra, ou seja, os que mais trabalharam foram os negros e os novos colonos que ainda não tinham trabalhado, um único dia, receberam terras!!!!!

Mesmo nos tempos atuais ainda se tenta dificultar o acesso de pobres, por coincidência a maioria são negros (clique aqui) a educação de qualidade. Será que sabem que uns dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras foi um negro (Machado de Assis).
Textos relacionados:

BIBLIOGRAFIA:  

3 comentários:

  1. Eu diria ironica católicas!!!! E olha que nós católicos costumaos considerar todos como irmão!!! Imaginem se considerssemos todos como inimigos????

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ainda bem que você colocou entre parênteses... "O Brasil foi primeiro país a se utilizar da mão de obra escrava (de negros).." É só dar uma olhada na História para ver que outras Nações, há séculos, já empregava mão de obra escrava... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Fábio, aqui memso no Brasil teve a escravidão dos índios que foram escravizados juntamente com os negros. Só que os índios adquiriram a abolição antes dos negros por um decreto de marques de Pombal.

    ResponderExcluir