sábado, 1 de fevereiro de 2014

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (X)

Analisando as pressões dos setores da sociedade

Especulação imobiliária
O plano diretor sofre influência por parte das construtoras e imobiliárias para valorizar certas regiões em detrimento de outras visando a valorização proposital as áreas ondem possuem terras e imóveis. Basta observar que, na grande maioria das cidades, os investimentos das prefeituras ocorrem justamente nas áreas direcionadas a venda de imóveis,instalação de shoppings e grandes empresas de serviços. É comum nas cidades brasileiras se gastar grande parte do dinheiro arrecadado nos chamados bairros nobres enquanto a periferia fica deficiente em serviços púbicos com ruas e praças abandonadas.

Interesses comerciais
Os comerciantes tem algo em comum com os donos de construtoras e imobiliárias. Eles tentam influenciar a construção de novas ruas e avenidas, só que diferentemente das imobiliárias e construtoras, o interesse é criar fluxo de pessoas e veículos nos locais de suas casas comerciais visando a concentração de pessoas para a práticas do comércio. Acreditam que quanto maior o número de pessoas próximas a essas casa s comerciais, mas conseguem aumentar as vendas. Quando a concentração é muito alta os clientes ficam sem ter onde estacionar ou mesmo trafegar como pedestres, isso faz com que a clientela procure outras áreas mais sossegadas. O exagero acaba tendo efeito contrário.

Pressão da impressa
A imprensa é o meio utilizado par convencer a população qual o modelo de cidade que seria melhor para os munícipes. Claro que a imprensa vende o produto de acordo com os patrocinadores, entres oss patrocinadores estão: grandes lojas, construtoras, imobiliárias e bancos. Os bancos geralmente trabalham em conjunto com construtoras e imobiliárias. Conseguem grandes lucros financiando a construção, venda dos imóveis e também são responsáveis e influenciam em muito o fluxo do comércio.

Basta ligar qualquer televisão, ler qualquer revista, ler jornais e escutar as rádios e irá perceber que eles falam e mostrar as grandes cidades, com grandes obras, como sinal de modernidade e progresso, mas por trás está o interesse de valorizar e vender serviços e produtos ligados as informações passadas como verdadeiras.

Interesses políticos
Geralmente os interesses políticos estão muitos ligados aos interesses imobiliários e comerciais, mas em alguns ocasiões os políticos dão prioridade a construção de determinadas obras visando o eleitorado. Se existirem duas obras a serem construídas, certamente o político irá construir primeiramente a que tiver maior visibilidade. Um exemplo bem clássico é quando se tem uma ponte para construir dentro da cidade e uma em uma rodovia fora dos olhos da população. Certamente a ponte da cidade irá ser construída primeiramente por está aos olhos da população e certamente irá influenciar-se pela ocasião da inauguração se for próximo as eleições.

Formação cultura
Culturalmente somos levados a pensar o que é ou não moderno vendo o que é divulgado pela nossa imprensa, nossos livros didáticos, por nosso parentes e amigos que viajam. 

Na realidade se tenta resolver o problema da mobilidade urbana criando condições para que nas atuais vias passem o maior número de carros possíveis quando o correto seria criar as condições para que só se trafegassem os carros que houvessem necessidade. Parece ser a mesma coisa, mas se observar, em algumas cidades, irá notar que em algumas ocasiões os motoristas são obrigados a trafegar por determinadas vias por que não tem alternativas para o caminho para o trabalho, para sair da cidade ou mesmo para ir a praia. Como exemplo, podemos citar a Cidade de Aracaju onde todos os moradores da Zona Sul da cidade são obrigados a passar por apenas quatro pontes para se deslocarem para as outras zonas da cidade ou mesmo sair da cidade.

Para se tentar resolver o problema são construídos viadutos e pontes sobre o rio e a avenida que divide a cidade! Em um desses viadutos (fica no Distrito Industrial de Aracaju) se concentra grande maioria do tráfego de quem mora na Zona Sul da cidade e deseja sair da cidade, ir para zona norte, zona sul e até mesmo para o centro da cidade. Faz tempo que existe sugestões para se construir uma ou duas vias ligando a Zona Sul a Zona oeste da cidade (seriam novas avenidas para contornar a cidade) e também para fara do município, direcionando todo o fluxo de veículos diretamente para as rodovias fora da cidade (BR-101) e mesmo para zona oeste do município. Por que não fazem?

Para a população esses projetos de construção de viadutos (três em apenas um quilometro) e pontes sobre o rio que divide a cidade em duas é sinal de modernidade e progresso!!! Muitos se orgulhar de dizer que acidade tem vários viadutos e diversas pontes e nunca pararam para pensar que modernidade é ter conforto e poder se movimentar com rapidez e tranquilidade. Claro que a população é levada a pensar devidos aos meios de comunicação, livros didáticos e jornais que vivem mostrando as grande cidades com seus viadutos e pontes como sinal de cidade moderna!

A construção de viadutos apenas demonstra uma visão atrasada e necessidade de mostrar serviço a uma população que acha que ruas cheias de carros e construção de viadutos são sinais de progresso, modernidade e demonstrando um processo cultural que foi criado ao longo do tempo pelos diversos meios de informação.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)


Textos relacionados:
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (I)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (II)

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (III)

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IV)

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (V) 

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VI) 
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VII)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VIII)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IX)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (X)

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? O ideal é bairro misto. Pode ir a pé ao mercado, padaria, comércio.... E morar perto dessas regiões. Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir