quinta-feira, 30 de abril de 2015

Compramos a água que jogamos fora!

 
Cada vez mais a água potável está se tornando uma coisa rara. Juntando a diminuição das chuvas com o aumento de consumo a aguá disponível ficou pouco para as necessidades humanas. Grande parte dessas necessidades poderiam ser evitadas diminuindo o desmatamento, quando desmatasse se fizesse o reflorestamento e tem o inconveniente do desperdício. Grande parte desta falta d'água é decorrente de problemas ecológicos provocados pela chamada SOCIEDADE DE CONSUMO. Para que a empresas tenham lucros e o Estado possa arrecadar cada vez mais se faz necessário que as pessoas consumam cada vez mais além das necessidades. Em decorrência disso, as prevenções para evitar o desperdício , a poluição e o desmatamentos não tem a devida atenção por parte do governo e das empresas.



Na nossa sociedade somos educados (ou amestrados) a consumir certos produtos e serviços como necessário. Na grande maioria das vezes, para aumentar o consumo, se muda até o conceito de valor e necessidade dos serviços. Um grande exemplo é o consumo da água. A população é educada que ter boa qualidade de vida é ter serviço de fornecimento de água e esgoto em todas as residência e, em decorrência disso, se chegou a conclusão que a água da chuva no pode ser consumida!!!! Será que isso é verdade?

Se observarmos quais as ocasiões que á água é consumida, em uma residência, chegaremos a conclusão que na grande maioria das vezes não temos necessidade de usarmos água tratada. Alguns exemplos que a água da chuva pode usada, em lugar da água tratada, seria lavar: carros, calçadas, banheiros, grande partes das nossas roupas, calçados, panelas, etc. No caso da descarga do banheiro não é necessário água tratada ou mesmo água da chuva e bastaria que as pessoas reaproveitassem a água que se lava a roupa.

Sempre que assisto aos programas de utilidade pública solicitando a população para economizar água, eu noto que eles nunca dizem quais os serviços que podem substituir água tratada pela água da chuva!!! Eles querem que você diminua o consumo, mas nunca deixarem de consumir a água dita tratada. Afinal de contas, o objetivo principal é as empresas ter lucro e o Estado arrecadar!

Ciclo do consumo da água
Ciclo Hidrológico ou Ciclo da água
A água que chegou na sua propriedade, em forma de chuva e gratuita, se desloca pela força da gravidade (as vezes aumentando o volume dos alagamentos e enchentes), absorvendo poluentes de todas espécie, até chegar até as represas, depois são bombeadas até as estações de tratamento gastando energia elétrica (geralmente produzida com água), depois são limpas gastando produtos químicos (certamente se acumulam na natureza), mais uma vez são bombeadas até chegarem a nossa residência e posteriormente vem a fatura para pagamento deste serviço. Compramos um produto, que nos foi ofertado de graça, que poderia se usada na grande maioria de nossas necessidades sem precisar do serviço de tratamento.

Quando criança, a água consumida em minha casa e moradores da vizinha eram em sua grande maioria vinda de cisternas. Com o passar do tempo e divulgação dos meios de comunicação (até mesmo nos livros didáticos) as pessoas passaram achar que a água da chuva não pode ser consumida!!! Mas os livros e meios de comunicação não dizem por que e quais as ocasiões elas não devem ser consumidas. Todos os meios de comunicação, escolas e até mesmo o censo comum nos informa isso: só devemos consumir água tratada! E o que é água tratada? Essa água que se diz tratada é realmente mais limpa que a água da chuva?

Em todos os meios de comunicação, livros didáticos, propaganda ,do governo, instituições de estatísticas consideram ter boa qualidade de vida se população estiver sendo servida de água tratada e essa argumentação levou a população acreditar e culturalmente absorveram que só se deve usar água tratada ofertada por empresas e pelo governo!!!

O improviso e as habitações do futuro


Futuramente as nossas cidades, juntamente com nossas residências, serão planejadas e construídas para aproveitar o máximo a água proveniente das chuvas. E mesmo a água utilizada nas atividades, do dia a dia, serão reaproveitadas como é o caso da água depois que lavamos nossas roupas. O que impede que essa água seja reutilizada para lavar calçadas ou mesmo serem reutilizadas nas descargas dos nossos sanitários?

Cada vez mais as pessoas estão começando a aproveitarem a água da chuva (na Zona Rural e na Zona Urbana), mas a grande maioria das vezes são feitas de maneira improvisadas. Para armazenar água em casa é necessário alguns cuidados, tais como: os reservatórios terem tapas para impedir poluição por materiais sólidos, não permitir entradas de mosquitos transmissores de doenças ( impedindo a reprodução ), usar cloro na água para impedir contaminação por várias várias doenças, etc

Textos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário