quarta-feira, 9 de março de 2011

Quem vale mais, um trabalhador ou um bêbado?

Não sei se desabafo, análise, revolta ou simplesmente o editorial, mas
 Raquel Sherazade causou polêmica hoje na TV ao falar sobre o carnaval.

A pergunta acima pode parecer ridícula, só que analisando a realidade atual ela é bem ponderada e consistente. Se você fosse hoje a qualquer hospital seria atendido prontamente por médicos? Teria todos os medicamentos necessários e assistência total? Se você sofresse um acidente agora , você teria a sua disposição ambulância, médico e remédio imediatamente?

Uma vez (faz seis anos) fui ao Précaju (Aracaju-SE) e fiquei observando a estrutura para realização deste evento. Tinha policiais dando segurança em todo corredor da folia, ambulâncias, médicos e acredite, estavam distribuindo camisinhas (campanha contra a Aids) e os postos de saúde de emergência tinham remédios.

Durante os festejos, alguns adolescentes resolveram se unir e espancaram um outro adolescente (todos bêbados, agressores e agredido). O agredido foi atendido de imediato e três dos agressores foram pressos (eram quatros).

Agora, imaginem se um pedreiro, que esteja trabalhando, venha a sofrer um acidente e quebre o braço. Será que ele será atendido imediatamente? Será que ele terá direito a todos os remédios necessários?  Foi quando cheguei a conclusão que, na sociedade atual, um bêbado tem mais valor que um cidadão que está trabalhando.

Na sociedade atual, o cidadão é valorizado pela sua capacidade de consumo e pouco importa que ele consuma comida ou bebida, você será respeitado sempre pelo seu poder de consumir. Não é a toa, que a grande maioria das pessoas tiram o carro para ir comprar pão na padaria, que fica a trezentos ou quatrocentos metros da residência, e depois vão para academia para "malhar" (fazer exercícios físicos), simplesmente pelo motivo de terem um vida sedentária!!!! Fazem isso para mostrarem o poder de consumo (mostrarem que tem um carro) e depois mostrar que podem consumir o serviço da academia (isso atualmente da status!!!) e o pior, é que a grande maioria das pessoas fazem isso inconscientemente!!!

Pensei neste assunto depois que assistir o vídeo abaixo:

7 comentários:

  1. O Vídeo é Bárbaro...

    Faz pensar sobre o que - academicamente - entitulamos "cultura da superficialidade".

    Vistes o comentário, no Portal Luiz Nassif:
    google "cultura da superficialidade" ?

    http://blogln.ning.com/forum/topics/cultura-da-superficialidade-e/

    Abs

    ResponderExcluir
  2. o pior é que somos nós, os trabalhadores, que pagamos os impostos para que nossos governantes cometam essa falta de respeito e imoralidade com cidadãos de bem... é revoltante!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Concordo com você.. Também questiono a presença de tantos policiais em jogos de futebol, principalmente nos clássicos.. Eles seriam muito úteis na prevenção de crimes, tráfico e tal, mas ficam lá de babá de torcedor fanático.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Parabens Raquel Voce se mostoru uma profissional competente de coragem.
    Vamos a luta pela liberdade de comunicação, Capitulo 40 do programa Agenda 21 a sociedade brasileira precisa de profissionais como voce

    ResponderExcluir
  5. Bem coerente......
    Em suma tudo que gira em torno de diversão/extorção (concedida )do nosso dinheiro) tem respeito publico e regalia governamental.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente éisso mesmo...o carnaval deveria ser comemorado com alegria e naum com badernas d maldades...parabens pelo comentario...

    ResponderExcluir