sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A serpente, desde seu ovo



Outro dia, a Ministra Eliane Calmon disse, a propósito dos escândalos no Judiciário, que “todo mundo vê a serpente nascendo pela transparência do ovo, mas ninguém acredita que uma serpente está nascendo”.

Talvez seja a mais precisa definição para aquilo que, há exatas 20 anos, pregava no deserto um cidadão que tinha a coragem, que vai faltando cada vez mais neste país, de enfrentar o monopólio avassalador (de vontades, inclusive) representado pela Rede Globo.

Este indescritível episódio do “BBB”, no qual rasteja na lama a maior emissora de televisão brasileira, que repercute pelo mundo vergonhosamente e, pior, corroi-nos as estranhas a todos os que acreditamos no respeito e na dignidade como essência relações humanas, é apenas um estágio – quais serão os próximos? – de uma jornada para a barbárie, infelizmente consentida por parte de nossa inteligência, por medo, cumplicidade ou simples covardia ante o poder.

O ovo desta serpente, há exatos 20 anos, era transparente. E houve quem lhe apontasse a natureza sibilante, peçonhenta, deformante, mortal para uma sociedade que pretende ser humana.

Por isso, e com a inestimável ajuda do Ápio Gomes – guardião invencível dos textos publicados por Leonel Brizola – republico um de seus textos sobre o tema.

O ovo da serpente
A violência que todos vêem e poucos percebem

Durante uma semana – de 5 a 11 de janeiro de 1992 – uma equipe de pesquisadores acompanhou toda a programação da Rede Globo. Foram examinados meticulosamente 77 programas, entre filmes, seriados, novelas, humorísticos, variedades, noticiários e infantis. Os pesquisadores permaneceram 114 horas e 33 minutos diante da televisão. Da totalização final, foram excluídos os programas jornalísticos para separar o que é noticiário da programação escolhida deliberadamente pela própria emissora.
O que estes pesquisadores encontraram foi uma verdadeira escola do crime e da violência. Naquela semana, a Globo exibiu 244 homicídios tentados ou consumados, 397 agressões, 190 ameaças, 11 seqüestros, 5 crimes sexuais com violência ou ameaça, 26 crimes sexuais de sedução, 60 casos de condução de veículos com perigo para terceiros ou sob efeito de drogas, 12 casos de tráfico ou uso de drogas, 50 de formação de quadrilhas, 14 roubos, 11 furtos, 5 estelionatos, e mais 137 outros, entre os quais: tortura (12), corrupção (4), crimes ambientais (3), apologia ao crime (2) e até mesmo suicídios (3).
E não se diga que isto é veiculado nos chamados programas para adultos. A programação infantil é repleta de imagens de violência, inclusive em desenhos animados, com 58 cenas diárias de violência. Projetando tal constatação, verifica-se que anualmente a Rede Globo propicia às crianças brasileiras a visão de 21.222 cenas de violência. Se considerarmos que a média diária geral da programação é de 166 cenas de violência, chegaremos à conclusão de que a programação infantil detém 34,9% da violência diária transmitida pela TV Globo.
Para os espectadores de novelas estão reservadas 150 cenas de crimes por semana (média diária de 21,4). Já os apreciadores de seriados têm à disposição 79 crimes semanais (média diária de 11,2). E quem acompanha a programação humorística e de variedades vai se deparar com 74 episódios violentos, principalmente agressões (média diária de 10,5).
Os documentos comprobatórios desta pesquisa encontram-se em poder do Dr. Nilo Batista, Secretário de Justiça do Estado, à disposição de quem desejar consultá-los. Estes números estarrecedores nos permitem questionar a autoridade moral da Globo, tevê e rádio, e do jornal O Globo e o papel destrutivo que vêm desempenhando. Já chamei a atenção de meus compatriotas para a instigante coincidência entre o crescimento das Organizações Globo e o crescimento da violência em nosso País. Esta pesquisa revela que não se trata de mera coincidência. Estudos criminológicos – os mais respeitados – advertem para as conseqüências da exposição de cenas de violência às crianças e às pessoas ainda imaturas. As Organizações Globo, quanto a este aspecto, representam uma autêntica e verdadeira escola do crime, reproduzindo e estimulando a cultura da violência, que encontra campo fértil numa sociedade fortemente marcada pela injustiça, pela pobreza e pelo atraso.
A Globo, que comete contra nossas crianças e jovens este crime – que países como os europeus de nenhuma forma admitiriam –, é a mesma que utiliza seus maiores e melhores espaços para destruir um programa educacional como o dos Cieps e dos Ciacs. Minha mensagem aos pais e avós é que defendam seus filhos e netos como puderem, enquanto combatemos – como o pequeno Davi diante de Golias – essa hidra gigantesca, diante da qual tantos se omitem ou, pior ainda, se intimidam e se curvam, submissos.

(Leonel Brizola, 19 de janeiro de 1992, no Jornal do Brasil)

TEXTO RETIRADO NESTE ENDEREÇO:

3 comentários:

  1. Lamentavelmente essa sombra continuara a turvar a mente de nossas crianças e adultos, influenciado e incentivando .instigando a permissividade a tudo que é "legal"(futil) ,ou seja banalizando o ilegal,distorcendo valores e projetando novas concepções do que importante par ao ser humano.Tudo isso acontece de forma extremamente sutil, como se fosse algo naturalou acontecesse a sua revelia.

    ResponderExcluir
  2. Já deixaram a sutileza de lado há muito tempo. A população já assimilou essa contra cultural. Infelizmente temos atualmente a maioria esmagadora da população comunngando com a a rede globo.Enquanto uma minoria ver claramente a babaquice do BBB por exemplo, o restante vibra e assume o modo de vida do seus participantes. Essa falte de norte foi provocada por lideranças políticas que ao longo do tempo pregavam avanço social real e depois de alcançarem o poder passaram para o lado da classe dominante num grande acordo onde a população , tal qual as rêmoras, se conformam com as migalhas

    ResponderExcluir
  3. Estarrecedores os números contidos neste texto.A Globo por não possuir programas específicos direcionados à violência do tipo por exemplo do apresentado pelo Datena, muni-se de uma sutilesa que lhe é peculiar na apresentação desses fatos,dando a impressão e assumindo como se representassem o fiel da balança.Só se for pros incautos.A sua programação,os filmes que apresenta,suas novelas,seus desenhos animados, estão repletos de cenas que reinteram o mal,violência descabida e cenas de sexo em qualquer horário.Temos o poder de apertar um botaozinho e nos excluir da má influência .É o que faço.Não preciso tomar veneno pra saber que ele mata.Não preciso assistir violência pra saber que ela existe e que está à nossa porta.Mas, o que fazer quando os pais trabalham o dia todo?Conversar,conversar e conversar com seus filhos, sempre que possível,mostrar que existem opções outras que não seja se alimentar de conteúdos pobres , ou da falta deles pura e simplesmente.Inculquem em seus filhos valores éticos e morais,respeito ao próximo, que farão deles pessoas fortes e não manipuláveis.Mais que conversar deem o exemplo. Assistia ao Altas Horas antes dessa versão BBB começar, e o Serginho Groisman perguntou ao Pedro Bial, como ele com a bagagem de jornalista que tinha, aceitou a incumbência da apresentação desse tipo de programa.Resposta:"Eu me despi da função de jornalista,me vesti e fiz cara de Zé Mané ,e fui." Para os maus políticos é interessante que o povo não tenha nem educação nem cultura, não tenha discernimento, nem senso crítico.Ele se torna um povo controlável. Só através da educação de qualidade é que realmente o cidadão se capacita para fazer escolhas abalizadas.O exercício da cidadania passa inexoravelmente por uma educação de qualidade, gerando indivíduos com cultura bastante pra não se deixar levar por pseudos formadores de opiniões.

    ResponderExcluir