domingo, 19 de agosto de 2018

VAI PRA CUBA IV



Os militares eram estatizantes

Sempre que defendo que nossas grandes empresas não deveriam serem privatizadas, sempre aparecem pessoas solicitando intervenção militar dizendo que tudo tem de ser privatizado!

Durante a Intervenção Militar no Brasil, todas as obras e empresas que eles criaram eram estatais, que por estranho que pareça são controladas pelo Estado! Lembrar que em regimes comunistas as empresas são todas controlado pelo Estado. Essas coincidências tem razão de ser, por que na realidade todos os países administrados por militares costumam abrir empresas controladas pelo EStado, que é a maneira dos militares terem o controle sobre as empresas e isso ocorre em qualquer regime militar independente de ser comunistas ou não. Temos vários exemplo de países ditos comunistas e não comunistas, tais como: Saddam no Iraque, Getúlio Vargas e Médici no Brasil, Kadaffi na Líbia, HIttler na Alemanha, etc. Em todos esses países onde os militares eram os controladores do Estado, todas as empresas foram criadas por eles, eram estatais!

Como estamos tratando do assunto mais especificamente do caso brasileiro, podemos dar exemplo de várias empresas estatais criadas por eles: Petrobras, Eletrobras, Vale do Rio Doce, Usina de Itaipu, Transamazônica (um grande desperdício), construções de rodovias, (exemplo da BR235 e BR101), etc. O mais estranho que os militares que sempre criam estatais são caçadores de comunistas que estranhamente tem em comum sempre criarem empresas estatais!

No caso brasileiro, logo depois da ditaduras militares ocorreram campanhas para privatizações: depois da ditadura de Getúlio Vargas e depois do Regime militar imposto pelo Golpe de 64.

O que mais chama a atenção é que esse pessoal que fica pedindo intervenção militar, tem a contradição de afirmarem que tudo privatizado é melhor! Mas no caso brasileiro, as empresas são criadas estatais, na maioria por militares , depois aparece essas campanhas de privatizações e fico me perguntando: se privativo é melhor, porque essas empresas estrangeira não constroem elas mesmo e investem na construção dessas grande empresas?

Todas grandes empresas brasileiras foram construídas por militares e não lembro de nenhum caso de alguma empresas ou banco estrangeiro chegar aqui no Brasil e construir empresas de grande porte da fase inicial até a fase final! Parece que o bom é estimular que o Estado Brasileiro construam essas grandes empresas nacionais estatais e para depois essas empresas multinacionais e bancos estrangeiros comprarem com preços abaixo do custo.

Textos relacionados:
CUBA E O IMPERIALISMO BRASILEIRO.
VAI PRA CUBA I - Marcando gol,contra !
VAI PRA CUBA II - Os moradores de rua
VAI PRA CUBA III - A velha Cuba e o novo Brasil
VAI PRA CUBA IV -  Os militares eram estatizantes
VAI PRA CUBA V - Quem deu certo?
VAI PRA CUBA VI - São de formação cristã !
VAI PRA CUBA VII - Não tem celular e carro novo !
VAI PRA CUBA VIII - Não tem liberdade de imprensa
VAI PRA CUBA IX - Os salários em Cuba

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário