domingo, 15 de julho de 2012

Os Bancos e as galinhas



Nos últimos 30 anos os bancos sofreram uma mudança mais do que estranha!!! Quando consegui meu primeiro emprego foi em um banco (BANESE), observando como os serviços eram cobrados, com as cobranças atuais, se vê uma mudança no comportamento dos bancos no mínimo escandalosa!!!

Antigamente quando se abria uma conta corrente ou mesmo uma conta de poupança não se cobrava nenhuma espécie de serviço, apenas se exigia uma certa quantidade em dinheiro no depósito inicial. Hoje, por maior que seja a quantia de dinheiro depositado na conta, no caso banco, no mínimo, ele cobra alguma taxa para o seu dinheiro ficar depositado no banco.

E qual o escândalo nesse procedimento?

Ao se depositar o nosso dinheiro nos bancos, esse dinheiro não fica lá parado no tempo e espaço esperando que o dono vá lá fazer a devida retirada. Os bancos emprestam esse dinheiro para outros clientes do banco e cobram juros (por sinal altos) e cobram taxas (muito altas) do dinheiro que ele utiliza nos emprestimos!!! Se o dinheiro for depositado em uma conta de poupança, ele te paga uma pequena parte dos juros que ele cobra dos outros clientes!!! Traduzindo, ele ganha cobrando taxa do nosso dinheiro quando está sendo depositado e ganha os juros quando empresta o nosso dinheiro. 

A ilustração (me foi passada no facebook) abaixo traduz de maneira simples o que os bancos estão fazendo com o nosso dinheiro (na ilustração as galinhas), ganhando juros com eles (no caso os ovos colocados pelas galinhas) e ganham nas cobrança das taxas (o milho que irá alimentar as galinhas). Você recebe uma pequena parte dos juros que os bancos cobram de outros clientes (se sua conta for de poupança) que é o ovo que o banco promete na ilustração!!!!


4 comentários:

  1. São tantos os abusos que fica até difícil classificá-los.São tantas as taxas cobradas, sem uma matemática lógica. Se antecipamos as prestações de emprestimo de contrato consignado por exemplo pagamos juros, se esses juros já foram embutidos nas parcelas. E isso acontece a qualquer banco seja, privado ou federal. Os clientes sempre perdem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente os bancos não cobravam taxas pleo simples fato de voc~e depositar dinheiro e hoje eles cobram pleo depósito e toda espécie de serviço. Abuso total!!!!!!

      Excluir
  2. Haverá um dia em que empestar dinheiro será um serviço público. Os bancos serão de interesse público geridos por confederações de cooperativas de trabalhadores e governos eleitos democraticamente? Utopia? Não seria esta a solução para a crise atual da economia de mercado? Uma economia solidária de mercado submetida ao interesse comum estaria se anunciando no horizonte como possibilidade?

    ResponderExcluir