sábado, 22 de janeiro de 2011

MODERNO E MELHOR, SERÁ ?

Dizem que com o passar do tempo o mundo vai ficando mais moderno e portanto, melhor de viver. Eu nem sempre concordo com essas afirmações. É só ver o caso da Evolução da Música Brasileira.

Esta semana fui ao banco pagar as minhas contas e o caixa eletrônico não estava funcionando (sistema fora do ar!) e então me dirigi ao Caixa (esse de carne e osso) e o mesmo me informou que todo o sistema estava fora do ar e era melhor eu ir efetuar o pagamento em uma Casa Lotérica. Então perguntei, ao funcionário, se ele iria me efetuar o saque do dinheiro para efetuar o pagamento. Ele me olhou e percebeu a minha indignação: é que se o sistema estava fora do ar , não tinha como efetuar o pagamento no Banco e muito menos na Casa Lotérica. É que por questão de modernidade (orientação dada no banco) não tenho Talão de Cheques! Se o sistema estava fora do ar, eu não poderia efetuar o pagamento e também não poderia sacar dinheiro!!!

Depois do ocorrido acima, me lembrei de alguns acontecimentos passados. Quando começaram a colocar Secadores de Mão nos banheiros, eu tive uma surpresa logo no primeiro dia que fui fazer uso dessas máquinas. É que em tempo de calor, eu costumo lavar o rosto para refrescar um pouco e quando fui enxugar as mãos foi que percebi que tinha substituídos as Toalhas de Papel por essas engenhocas eletrônicas (o tal secador de mãos). Quando questionei pela ausência dos papéis, um funcionário da limpeza me informou que estavam modernizando tudo. Foi aí que eu perguntei: então vou ter enxugar o meu rosto nesta máquina de ar quente?

E esses novos telefones celulares chamados pré-pagos. Sabe daquele dia que o telefone não pode falhar de jeito nenhum. Pois bem, como estava sem crédito suficiente, fui a uma dessas casas lotéricas e mandei que se colocasse 50 (cinquenta) reais de crédito. Só que fiquei esperando mais de dez minutos e nada dos créditos serem liberados. Quando questionei junto a lotérica fui informado que ocorreu um problema no sistema e os créditos poderiam levar até 24 (vinte quatro) horas para serem liberados!!!  

Ainda referente aos telefones, me lembro destes chamados pacotes que te oferecem com mil e uma facilidade e utilidades. Em um desses pacotes onde eu poderia incluir o telefone da minha filha e os créditos seriam colocados mensalmente e cobrados em uma única conta. Só que roubaram o telefone, foi onde percebi que a tal facilidade dos pacotes era uma tremenda dor de cabeça. Para retirar a cobrança, do serviço da fatura, foram telefonemas e mais telefonemas (para o telemarketing) e quando perdi a paciência passei a ir diretamente a agência local e mesmo assim foram oito meses para retirar a cobrança da fatura e o serviço deixasse de ser cobrado!!!!

Em outra ocasião, quando estava em um supermercado (Dezembro/2010), ao entrar no carro, deixei cair o celular. Só que eu já tinha ligado o carro e no mesmo momento saí pra pegar o celular, a porta do carro bateu sozinha e o carro automaticamente travou as portas. Fiquei trancado do lado de fora! Resultado, tive de deixar o carro ligado (já que não tinha como entrar), pegar um táxi e ir até em casa pegar a segunda chave. Por sorte! Estava apenas a três quilômetros da minha residência.

Essas engenhocas trás melhoramentos mas, mesmo assim é necessário certos cuidados, em caso de sair dos padrões de funcionamento as dores de cabeça são bem maiores. Já a modernidade na prestação de serviços facilita a vida do cidadão e ao mesmo tempo facilita a sua exploração por essas tais empresas também ditas modernas. Afinal de contas, quanto mais moderna a vida com essas máquinas, mais dinheiro você tem que reembolsar e trabalhar muito mais para ter acesso a tais facilidades! Na realidade é uma das maneiras de se fazer o cidadão trabalhar muito mais pra ter acesso a essas engenhocas e o sujeito se torna praticamente um escravo para tal.


3 comentários:

  1. Imagine o "estrago" que um Pulso Eletromagnético(PEM) causaria nas nossoas vidinhas...

    Toda a vida preservada, mas tudo que possuir transistor e circuito integrado vai pro espaço!

    ResponderExcluir
  2. Voce é um cara de sorte mas...ore, benza-se, tome banho de sal grosso, faça uma corrente da arruda na Universal quando sair de casa...

    ResponderExcluir