domingo, 4 de julho de 2021

Graças a Deus !


Com o quadro de violência, que se encontra a sociedade brasileira, muitos estão se perguntando como chegamos a esse ponto. Tem o caso ainda de muita gente colocar a culpa da violência no atual presidente e se perguntar como um presidente adepto da tortura e incentivador da violência conseguiu chegar a presidência.

No momento tivemos a morte de um fugitivo da justiça que foi caçado e executado (morto) com 38 tiros e o que mais ouvi foi muita gente falando “graças a Deus !” e teve também a frase “Foi Deus que quis” . Quando essas pessoas eram questionadas sobre se comemorar a morte de uma pessoa e ainda por cima usando o nome de Deus recebia como resposta “tá com peninha ?
 

Quando se tentava argumentar que a polícia não foi feita para executar  e sim prender para posteriormente julgar  recebia como resposta “Tá com peninha ?”, “Está defendendo bandido? ” Estranhamente essas afirmações ficaram muito parecidas com uma das frases que o presidente usou durante a campanha eleitoral e ainda usa no cargo que é “bandido bom é bandido morto”.


Grande parte das pessoas que estavam fazendo essas  afirmações, são pessoas que criticam a fala do presidente, são pessoas ditas de esquerdas e olhando, pelo lado da religião, todas se colocavam como Cristãs.  Observando de imediato é como se estivéssemos fazendo justiça, será? O problema é que a argumentação delas jsutificam a maneira de agir do atual presidente e se percebe por que ele conseguiu se eleger que é o fato de que a grande maioria das pessaos pensa igual a ele e isso não depende de ser de direita e esquerda e ser de religião ou não, é uma questão ter consciência pra que serve e como deve atuar a polícia e a justiça.


Faz pouco tempo tivemos manifestações contra o atual governo e em uma das cidades do país, mais especificamente Recife, a polícia abriu fogo contra os manifestantes e o que mais se viu foram as pessoas dizendo que a polícia descumpriu a lei. A pergunta que se faz, quem deu poderes para a polícia atirar nos manifestantes ? Esqueceram que grande parte dos policiais e muitas pessoas  costumam chamar os manifestantes de vagabundos e bandidos.


Outra coisa muito frequente é a polícia usar da força para reprimir o Movimento dos Sem Terra, Movimento dos sem teto  e todo tipo de greve por reivindicações junto às empresas e ao governo. As pessoas ficam se perguntando, como as polícias podem agir atirando e agredindo os envolvidos?  A pergunta  tem o mesmo significado dessa outra: quem deu poderes para os policiais agirem sem respeitar a lei? 


O que não faltam são exemplos de momentos que grande parte da polícia costuma descumprir a lei e muitas vezes com apoio de uma parte da população. Quem deu poderes para que eles descumprirem as leis?


Vamos analisar dois fatos recentes que tiveram grandes repercussões: uma foi a morte de várias pessoas na Favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro e o outro fato foi a Caçada e morte de Lázaro.


A Favela do Jaquerezinho


Quando da invasão da favela do Jaquerezinho, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, e consequente morte de várias pessoas apresentadas como bandidos, o que se viu foram cristão de direita, de esquerda, trabalhadores cristãos e não cristãos dando  “graças a Deus” que foram eliminados vários bandidos. Os policiais tiveram o apoio pelo que fizeram e nem precisa dizer que eles não agiram de acordo com a lei. Até hoje não foram punidos e a falta de punição é mais um descumprimento da lei !


O caso Lázaro


Esse caso foi o mais divulgado e explorado pela imprensa (a imprensa vive de audiência) passando que era um perigoso psicopata, teve a participação de 270 policiais ( tudo isso para prender um único homem) e o bandido procurado durante vinte dias foi finalmente encontrado e acabou morto levando trinta e oito tiros.

Após sua morte os policiais saíram em carreata e foram aplaudidos pela população mostrando total apoio pelo ocorrido. Houve até queima de fogos de artifício em comemoração. Muitos dos que assistiram levantavam os braços dando “graças a Deus” para que os policiais que mataram o perigoso bandido. 


Passamos poderes


Em todos os casos citados acima  se percebe que os policiais agiram como juízes (justiceiros é o mais correto) e nos dois últimos a população em sua grande maioria aplaudiu e comemorou “Graças a Deus” um “bandido a menos”. Nos casos onde a polícia age para reprimir algum tipo de manifestação e dependendo do qual lado a pessoas que está a favor ou contra as argumentações mudam. Os que são contra aplaudem por que a polícia está nos livrando de um bando de vagabundos e os que apoiam as manifestações se perguntam como pode a polícia agir contra a lei !

As pessoas de ambos os lados não percebem que eles agiram de acordo os apoio que recebem da população em forma de aplausos, muitos soltaram fogos de artifício e muitos agradecem a “Deus”. 


A partir do momento que a polícia age como juiz e são aplaudidos quando matam bandidos quando se estivessem caçando um animal selvagem, eles também agiram para atirar, prender e espancar manifestantes por motivos diversos, afinal de contas eles tem apoio da população em algumas situações para passar por cima da lei e fica popular mentes e psicologicamente aceito como se eles realmente fossem juiz, graças a população que aplaudem em certos momentos e eles acabam ficando impunes.


No caso dos cristãos a coisa é ainda mais grave porque pelas normas cristãs, um cristão jamais deseja, comemora ou aplaude a morte do semelhante. Fica até estranho usar o nome de Deus para justificar a morte seja lá de quem for, isso sem falar que sair dizendo que um policial matou “graças a Deus” e “ foi Deus que quis”,  o cristão torna a polícia a encarnação de Deus na terra !!!


Textos relacionados:

A fábrica de bandidos

Ajudei a destruir o Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário