segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Aulas aos sábados!!! Os alunos freqüentam?

Por Antônio Carlos Vieira

 Recentemente li em alguns jornais e na internet algumas críticas (algumas pessoas defendiam) o início do Ano Letivo de 2011 depois do carnaval (metade do mês de março). O interessante é que em anos anteriores o ano letivo sempre se iniciou no mês de fevereiro (as vezes antes do carnaval) e por que este ano no mês de março e depois do carnaval?
          Qualquer pessoa que pegue o calendário anual e faça uma distribuição pelos dias letivos irá perceber que o ano sempre extrapola o mês de dezembro para janeiro do ano seguinte. Os professores enfrentam dificuldades pelo fato de (dezembro é um mês de festas) muitos alunos não retornam para o encerramento do ano letivo em janeiro. Para que isso não aconteça são lecionadas algumas aulas no dias de sábados. Só que, colocando o inicio das aulas no meio do mês de março, todos os sábados terão que ter aulas para compensar o atraso no início das aulas deste ano. A pergunta que não quer calar: atualmente os alunos assistem as aulas nos dias de sábado?

Quando faço críticas a maneira que está sendo conduzida a administração do Ensino Público Estadual é um disse não disse em defesa do Estado por parte de alguns professores e pedagogos e fico me perguntando se realmente estão preocupados com a qualidade de ensino. Senão vejamos, atualmente não é permitido reprovar aluno por faltas, existe uma grande resistência por parte do pedagogos e Coordenadora Pedagógicas para não se mandar o aluno indisciplinado se retirar da sala de aula, se o professor reprova mais de dez por cento do total geral da turma recebe uma carta pedindo explicações pelo fato! Vou repetir a pergunta de outra maneira: se estão preocupados com a qualidade de ensino, como se explica tantas aulas no sábado,quando se sabe que no sábado, 90% dos alunos não comparecem as aulas? (existem alguns professores que não comparecem nos sábados).
Pelo visto, a única preocupação do Estado perante o Ensino Público é fazer com que os alunos passem pelos bancos escolares de qualquer jeito (quanto mais rápido melhor) e para isso se utiliza procedimentos estranhos, tais como: colocação dos chamados pacotes(clique aqui), arrumação das turmas de maneira a fazer com que o professor seja explorado ao máximo na sua carga horária se utilizando da Mais Valia Relativa (clique aqui), alterando a Grade Curricular (clique aqui) e agora se colocou aulas em todos os sábados!!!
O interessante é que todos esses itens deveriam ser prerrogativas da administração do colégio juntamente como os professores e discutidos em reunião. Se você questionar qualquer diretor, ele provavelmente, irá dizer que apenas seguiu “orientação da Secretaria de Educação”.
Será que está chegando em nosso estado a Aprovação Automática?

Texto original: DEBATENDO A EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário