segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

UMA ONDA NO SERTÃO !


Tem certas coisas que existem, mas não acreditamos por achar impossível de acontecer. Uma onda em plena região de seca é uma dessas coisas que temos de ver para acreditar. Claro que nos dias atuais e com as tecnologias de se registrar os acontecimentos, fica fácil provas algumas coisas que poderíamos achar estranho.

Quando era adolescente, eu morava na região do agreste sergipano, mais precisamente na Cidade de Itabaiana. Tinha dezesseis anos de idade, quando juntamente com alguns colegas resolvemos fazer uma pescaria e o local escolhido foi o Rio Jacarecica (Afluente do Rio Sergipe). Como estava em um período de estiagem (mês de dezembro), os rios da região estavam todos praticamente com os leitos secos, mas o Rio Jacarecica ainda resistia mantendo-se como um córrego interligando várias lagoas e era nessas lagoas onde se conseguia pescar algum peixe e também camarões.

O dia era de calor intenso, nublado e demonstrando a possibilidade de ocorrências de trovoadas. Quando no início da tarde se preparamos para a volta para casa, já tínhamos chegado na estrada que cruzava o rio e nesse local encontramos um senhor que estava a lavar um carro (uma Brasília amarela). Um idoso que ia passando na estrada advertiu o senhor que estava lavando o carro que tomasse cuidado porque estava chovendo forte na cabeceira (nascente) do rio e poderia ocorrerem enchentes rápidas que não daria tempo dele retirar o carro e poderia ser levado pelas águas. O senhor que estava lavando o carro ignorou o aviso do idoso e ainda achou que ele era doido.

O idoso ao passar pelo nosso grupo (os ditos pescadores), também alertou que deveríamos ficar do lado onde iríamos pegar a estrada de volta para casa porque poderíamos correr o risco de ficarmos presos pela enchente formada pela correnteza do rio.

Antes de pegarmos o caminho, para casa, resolvemos tomar banho no poço onde o carro estava sendo lavado e foi que percebemos que a água subia rapidamente, mas conseguimos atravessar a correnteza puxando uns aos outros e pela teimosia, de não levar em consideração o aviso do idoso, alguns de nós conseguimos alguns cortes no solado dos pés, inclusive eu.

O senhor que estava lavando o carro não teve a mesma sorte. A água subiu rapidamente levando o carro e deixando o mesmo no poço mais próximo onde por ser mais largo a correnteza perde força.

No vídeo abaixo, uma onda aparece rapidamente no leito do rio seco e em poucos minutos se torna uma enchente. Essas ondas são um perigo para quem anda nos leitos dos rios em tempos de trovoadas. Por serem raras,  as pessoas nunca esperam que elas aconteçam e muitas não acreditam por nunca terem visto. O fato ocorreu em um afluente do Rio São Francisco entre os municípios de Porto da Folha e Nossa Senhora de Lourdes no Estado de Sergipe. 


Vídeo enviado pelo Historiador José Almeida Bispo e conseguido no Facebook.
Infelizmente não tem o nome de quem fez o vídeo.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário