terça-feira, 7 de março de 2017

A EDUCAÇÃO ADEQUADA

Por Antônio Carlos Vieira

Observando alguns colégios, recordei-me do passado, de como era o ambiente em que estudava quando ainda garoto e também na adolescência (década de 70 do século XX). 



Tínhamos espaços para correr a vontade, as janelas não tinhas grades, os jardins possuíam flores e até mesmo o portão de entrada era em um muro que cercava todo o colégio. Não existia portão nem grades na área em que ficava as salas administrativas e salas de aulas.


Nesta época, era muito raro alguém invadir o colégio ou mesmo algum aluno evadir-se sem avisar aos professores ou a diretoria do colégio.

Mas observando as escolas atualmente, a impressão que se tem é que se está entrando dentro de uma cadeia ou pior! Levando-se em consideração que nas penitenciarias existe uma área entre o portão de entrada (que fica no muro que cerca a penitenciária)  e o portão onde fica o prédio propriamente dito e essa área nem sempre existe nos atuais colégios. O portão de entrada fica na entrada do prédio propriamente dito (não existe áreas abertas), geralmente não existe muros, as paredes externas já são as salas de aulas e isso vale para as Escolas Públicas e Escolas Particulares (principalmente essas).

Colégio Estadual Murilo Braga - SE - atualmente com grades nas janelas, com portão de
 ferro, entre uma ala e outra foram construído muros com vidros sobre os mesmo.
Em todos os colégios existem grades de ferro (isso vale para Escolas Particulares e Escolas Públicas) que impedem que alguém entre e consequentemente saiam do colégio que não seja pelo portão da frente, geralmente  controlado por porteiros e no caso das Escolas Particulares, por seguranças. Algumas Escolas  Particulares já controlam a entrada das pessoas com sistemas de câmaras de segurança (muito semelhantes aos existentes nas penitenciarias).

As pessoas (alunos, professores, pais de alunos e funcionários) entram e saem do colégio como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. Nem percebem que estão estudando no que podemos chamar de Prisões Educativas!!!!!  Onde as pessoas ficam presas e os alunos já saem educados e adequados para a realidade.

O que se está se educando?

Se formos observar os tipos de moradias, as empresas (públicas e privadas) e demais ambientes em que vivemos  tudo está protegido com grades. Claro que essas grades impedem que as pessoas entrem sem permissão nesses ambientes, mas elas também impedem que as pessoas saiam!!!!

Casa residenciais protegidas para impedir a entrada de estranhos e consequentemente
impedem que os moradores saiam livremente....
A conclusão que se pode chegar é que a educação se moldou a maneira em que vivemos ou a maneira que vivemos se moldou a educação. De qualquer maneira, qualquer criança que vá estudar nesses colégios, já saem acostumadas e achando normal se viver em ambientes como se fossem prisioneiros.

Texto original: DEBATENDO A EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário