sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VII)

Construção das novas avenidas com ruas paralelas de escoamento de transito


Em algumas cidades já é padrão se construir as avenidas de escoamento do centro da cidade para periferia acompanhada de ruas paralelas. Essa ruas paralelas irão servir de escoamento, das avenidas, em caso de algum impedimento de trânsito normal por ocasião de algum acidente ou mesmo algum evento (festividade de algum tipo), Essa ruas paralelas também podem ser usadas futuramente para utilização de retorno e mudança de itinerário. Ainda é muito comum, mesmo nas grandes cidades, o retorno das antigas avenidas serem feito na própria avenida obstruindo uma das vias ou avançado sobre a área dos canteiros centrais. O correto é a pessoa fazer o retorno por ruas paralelas sem impedimento de nenhumas das faixas ou avançar sobre os canteiros das avenidas.

Claro que para as ruas antigas que ainda não existia essa preocupação os retornos por ruas paralelas são improvisados e isso quando a estrutura viária permite. Exemplos na fotografias abaixo:
É comum, nas antigas avenidas, o retorno para mudança de sentido na viagem serem feitos a espera ao lados dos canteiros centrais, só que esse tipo de retorno tem a inconveniência se o número de veículos for grande eles ocuparem uma das vias e deixarem somente meia pista para o tráfego e se algum motoristas mal educados resolver furar a fila e fizer fila dupla é comum ocorrerem o fechamento das vias temporariamente.

Para diminuir os engarrafamentos, nestas antigas avenidas, são criados retornos improvisados, mas dá para entender o explicado pela foto e pela placa verde, lado direito da foto, indicadora que para se fazer o retorno é necessário fazer a volta pleo quarteirão entrando na próxima esquina a direita.


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Não tem jeito. Mobilidade urbana é trem, é metrô, é VLT.... Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir