quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IX)

Controle de trânsito

É comum surgirem acidentes de trânsito e como as avenidas são comumente estreitas, se provoca um congestionamento e tem o problema de eventos em horários comerciais que provocam maior volume de carros. Para se evitar que o trânsito fique mais congestionado, criasse uma equipe de controle de trânsito encarregada de informar as avenidas com esses problemas e as prováveis rotas mais rápidas.

Em caso de acidentes é comum se enviar uma equipe de fiscais do trânsito para controlar o fluxo no local do acidentes. Se a equipe se posicionasse no incio dos quarteirões informando rotas alternativas seria o mais correto. Claro que teria que ter uma equipe de controle de trânsito onde seria informado imediatamente as rotas alternativas existentes no local.

Algumas cidades já contam com equipes especificas para esse serviço. É muito comum acontecerem congestionamentos e as pessoas continuarem se dirigindo as vias com esses problemas quando uma orientação por parte desta equipe colocaria o fluxo do trânsito para vias alternativas.

Falta de sinalização adequada em locais de muito movimento de pedestres e automóveis

É muito comum nas cidades, onde o comercio é intenso, ocorrerem congestionamentos simplesmente pela fala de alguma sinalização. Existem certas ruas, comerciais onde o pedestres e carros costumam disputar a passagem e onde um simples sinal ordenaria a passagem de ambos ganhando tempo e com menos risco de acidentes
Esse cruzamento é um dos mais movimentados da cidade de Aracaju-SE (bem no centro comercial). Não existe sinal eletrônico para controle dos carros particulares, ônibus, pedestres e as vezes a  disputa entre ambos provocam acidentes. Os congestionamentos são  constantes!
Em alguns locais a disputa pela preferência da passagem ocorre entre ciclistas e motoristas. Mas como o ciclismo ainda é visto como uma pratica esportiva e de lazer não se sinaliza esses locais adequadamente o que pode ocorrer acidentes.

Construção de calçadas tecnicamente padronizadas levando em consideração a locomoção dos pedestres.

Mesmo nos tempos atuais é perceptível que os novos loteamentos, com as respectivas ruas, são construídos visando apenas a moradia e a circulação de veículos. As calçadas continuam sendo estreitas ao ponto, em muitos casos, dos pedestres terem de transitar pela rua e sem falar dos chamados puxadinhos!!!

É comum as pessoas construírem, as calçadas, de acordo com a preferência própria e acabam criando desníveis, na calçada, de uma casa para outra. Tem o caso de alguns moradores construírem rampas em frente as garagens e na calçada, Isso dificulta o tráfego de pessoas e em grande parte obriga os cadeirantes e deficientes visuais a transitarem pelo meio da rua!!

Essas rampas construídas em calçadas, em alguns caos, apresentam desníveis tal elevados que obrigam as pessoas, até as que aparentam não ter nenhum problema físico aparente, transitarem pelo meio da rua.
Quanto mais o bairro, tiver os imóveis valorizados, mais as pessoas (imobiliárias) procuram ocupar os terrenos ao máximo e deixando pouco espaço para pedestres (calçadas estreitas), veículos (ruas com duas vias sem pista de ciclismo e acostamento) e sem vegetação (grande maioria das cidades tem poucas praças).

O fato de pessoas terem de circular pelas ruas, em vez das calçadas, dificultam o trânsito, provocam engarrafamento e em locais muitos estreitos fazem aumentar a incidência de acidentes.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Essa primeira foto lembra o trânsito de Caruaru, interior de Pernambuco! Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, está foto foi eu meso que tirei em uma manhã de sábado pra lá de ensolarado. É em Aracaju-S, no mês de dezembro de 2013

      Excluir