domingo, 20 de novembro de 2011

Por que o Fantástico denuncia corrupção no Governo todo domingo

Existem 2 grandes correntes que discursam sobre a formação do Estado brasileiro(por que o Brasil é o que é hoje?). Uma delas começa com Tavares Bastos e termina no sociólogo Fernando Henrique Cardoso, um dos nossos ex-presidentes. Essa corrente defende um Estado mínimo e apregoa que o espírito público se desenvolverá quando o sujeito for deixado por si só, ou seja, quando ele aprender a cuidar de seu interesse privado "se virando"; este sujeito verá mais tarde que, ao cuidar também do interesse público, seu interesse privado estará protegido.

O resumidíssimo parágrafo acima serve pra explicar o que o programa Fantástico, da rede Globo, faz todo domingo à noite. Assistimos a escândalos de corrupção - e saúde é a bola da vez. Problemas também de segurança, educação.

O desavisado telespectador pode acreditar na boa vontade do programa em querer que você vote melhor nas próximas eleições; que você fiscalize o Governo pra que ele cumpra suas obrigações e, enfim, tenhamos um Estado forte.

Nada poderia estar mais equivocado.

Onde está o outro pólo da corrupção? "O Governo é corrupto; foi corrompido!", ok. Quem o corrompeu? Quantas vezes você, caro leitor, assistiu a algum escândalo entre empresas privadas? Quantos donos de empresa são presos? Como funcionam as empresas privadas no Brasil?

A ideia do Fantástico - o qual está a serviço do grande capital - é um Estado mínimo, mostrando ao telespectador as mazelas do Governo e o fantástico mundo de Bob que é a esfera privada.

O Brasil será melhor não quando o Governo cumprir suas obrigações, o povo fiscalizá-lo ou votarmos melhor. Não. Para o Fantástico, o Brasil ideal é o Brasil privado.

O Brasil do Estado mínimo.

Raoni Tenório

TEXTO RETIRADO NESTE ENDEREÇO:http://presoporfora.blogspot.com/2011/10/por-que-o-fantastico-denuncia-corrupcao.html

6 comentários:

  1. A corrupção não esta inserida somente no meio político , isso é fato, ela permea toda qualquer instituição...publica, privada, familiar, religiosa, educacional...o qu e muda são os métodos... e o objeto ...o objetivo é o mesmo em qualquer situação..se dá bem ...deveder seus interesses em detrimentos de outros...

    ResponderExcluir
  2. A Veja-Rede Globo é uma mistura do grupo "Disney" com quem comprou a Time-Life... Eles só olham o interesse, não do grande capital, que gosta do lucro que o governo Lula proporcionou e sim o que os gringo querem!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estão fazendo jogo duplo, parecendo ser os bonzinhos e protetores do Brsil, quando na realidade é tudo mentira, enganação e o pior que o povo acredita nessa corja, porque somente assistem a esse canal de falcatruas, e também porque nos lugares mais afastados só da sinal pra ela. Cambada!!

    ResponderExcluir
  4. Só agora é que a Rede Globo veio fazer esta matéria,por que será?Esta forma de corrupção é tão antiga,não vi nenhuma novidade.Quem sabe bem desses esquemas é quem trabalha no serviço público.

    ResponderExcluir
  5. Outra estratégia são as manchetes de Domingo: já repararam? Todas elas trazem alguma denúncia ou algo que se assemelhe a uma denúncia, na qual o governo é sempre posto na berlinda. Quando não há responsabilidade do governo, ou de modo mais específico, do governo federal em curso, fazem a denúncia como uma oração sem sujeito, para que você deduza que a culpa é do governo federal. Quando conseguem pinçar alguma ligação entre algum problema e alguém ou algum órgão do governo ou do partido que governa o país politicamente, aí sim, dão nomes. Domingo, como diz o Faustão (outro arauto privilegiado da mídia), você ali com a família, antes ou depois do almoço, e aquela manchete ali, perturbando sua paz ... mas quando você lê a notícia em profundidade, ou pesquisa melhor o assunto, vê que a manchete é manipulada e até mesmo a matéria é fabricada. Fabrico uma aqui, rapidinho: "VERGONHA: FALTA ÁGUA NO PRINCIPAL HOSPITAL DO PAÍS" -> Ao ler a matéria, você vê que se trata de um hospital privado e que a tal falta de água é de responsabilidade municipal, de uma prefeitura do PSDB, por exemplo, ou porque alguém esqueceu de pagar a conta.

    ResponderExcluir
  6. Realmente: do que é sonegado pelas grandes empresas, entre as quais há bancos, seguradoras, empresas de vigilantes e grupos de comunicação, ninguém fala. Essas empresas estão entre os maiores devedores e fraudadores do fisco e da previdência. Além disso, são rés em inúmeras ações trabalhistas - mas não perdem a concessão! Têm ficha suja!!! Mais suja que pau de galinheiro, como se diz popularmente ...

    ResponderExcluir