segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PRECISAMOS FICAR VISÍVEIS

O grande tema atual em nível nacional é referente aos Conselhos (de Educação, de Segurança, de Comunicação, etc.) e o grande problema é que a chamada Grande Imprensa estão denunciando como censura o interesse da sociedade de controlar os meios de comunicação existente. De acordo com a nossa constituição, a comunicação (não confundir com os equipamentos de comunicação) é um direito de todo cidadão e é considerado um direito universal pelos Direitos Humanos. Também , de acordo com a nossa Constituição Federal, é vedado a concentração e controle de diversos meios de comunicação por uma única família. Mas, como convencer todos os cidadãos brasileiros que a comunicação é um Direito Universal e está garantido na nossa Constituição Federal. Por que o cidadão não vê a comunicação como um Direito Universal igual ao Direito a Saúde e ao Direito a Educação?

Essa concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas famílias (e também em uma região) traz vários problemas. Todo o conteúdo apresentado irá ser de acordo (os proprietários irão ditar as normas) com a vontade e o que for de interesse dessas poucas famílias (clique aqui ) que controlam a comunicação.

Isso está levando o brasileiro a não ver, ouvir e falar o Brasil como ele realmente é.
Mesmo na Região sudeste (onde se concentram a grande maioria dos meios de comunicação), as pessoas estão perdendo a sua identidade. Basta ver a quantidade de expressões em inglês que se utiliza em todas as áreas do sociedade. Chegou ao cúmulo do Jornal O Globo (on Line) apresentar (em algumas ocasiões) o nome Brasil grafado com z (Brazil). No Jornal Nacional (TV Globo) chegou a ocultar informações (clique aqui) sobre o candidato à presidência de sua preferência (clique aqui).

Essa maneira de fazer comunicação é que está levando os brasileiros a tirarem conclusões erradas, até sobre si mesmo, por falta de informações de nós mesmos brasileiros. Como exemplo temos os nordestinos que passam tanto tempo vendo e ouvindo esses meios de comunicação, que geralmente só mostram a maneira de falar e viver das Regiões Sudeste-Sul, que estranham a própria maneira de falar, das músicas e tradições deles próprio

Nesse controle, pelos donos dos meios de comunicação, o brasileiro está conhecendo cada vez menos o seu próprio país, basta ver os as manifestações racistas e os argumentos utilizados por tais pessoas (clique aqui). Não estamos conseguindo ver a nossa música, nossa maneira de se vestir e o que fazem nossos representante.

Precisamos urgentemente ver o Brasil que precisamos e não sermos obrigados a ver o Brasil que os donos dos meios de comunicação (e seus patrocinadores) nos impõem censurando o que não gostam ou acham errados.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Carlos.
    É preciso mesmo um grande empenho de esclarecimento ao Povo Brasileiro sobre este tema de importância crucial para a sobrevivência da nossa Democracia.
    Fico estarrecida ao ver que pessoas até estudadas são envolvidas e capturadas pela Grande Mídia em sua manipulação da Verdade Factual, tornando-se verdadeiros imbecis, incapazes de raciocinar.
    Quanto à ausência da nossa cultura nas telas da TV e nas rádios e jornais é algo de estarrecer. Especialmente, na TV, o que se vê é uma caricatura da nossa Música (mostram o que de pior há em termos de incentivo à pornografia e ao preconceito contra a mulher), e quanto à Literatura, nem pensar - não há lugar para ela nesses espaços. Só o lixo de programas humorísticos que deseducam o telespectador.
    Excelente artigo este com que você presenteia o grande público da Internet. Também venho lutando para melhorar o nível de informação cultural na nossa blogosfera.
    Convido-o a tomar um chá comigo no Chá.com Letras: www.chacomletras.com.br
    Abraço,
    Leila Brito

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Concordo.. Grande parte da mídia se transformou em partido político.. Isso está errado. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Chamar a atenção que a mídia atual está contra o atuais ocupante do governo e é bem provável que se eles (os atuais o govenantes) controlassem a mídia a utilizassem para só mostrarem coisas boas no governo. O que precisamos é uma mídia que mostre os dois lados da moeda, pra que nós brasileiros pudessemos decidir o que deve ser melhorado ou não.

    ResponderExcluir