terça-feira, 22 de dezembro de 2009

É PRECISO TER AMIZADE

Para quem é funcionário público, mais especificamente professor da Secretaria de Estado da Educação, aprende com o tempo que no Estado é importante ter amizade. Para melhor entender, melhor a situação, vou relacionar alguns exemplos:

- Quando era diretor (fui por apenas três meses) uma das professoras (a de Português) foi removida e precisei enviar oficio solicitando outra professora para ocupar o lugar. Entretanto, quando cheguei à Diretoria percebi que tinha esquecido de levar o ofício. Então, falei para a funcionária (da DEA) que depois do almoço iria levar o tal oficio. Pois bem, depois do almoço passei no colégio para pegar o tal ofício. Qual a minha surpresa! É que ao chegar ao colégio, já tinha uma professora esperando par ocupar a referida vaga. Eu perguntei a professora: mas eu nem oficializei a vaga e você já está aqui com ofício de apresentação e tudo mais? A professora respondeu que uma das funcionárias era sua amiga e lhe telefonou avisando e tomou a providência pra que a vaga fosse dela. Então foi que me lembrei que dois anos antes quando fui pedir remoção perdi uma vaga, em um colégio próximo a minha residência, por ter esquecido de levar o tal ofício. Quando retornei para entregar o tal ofício já tinha uma professora ocupando a tal vaga! E eu tive que ocupar uma vaga em um colégio do Bairro Terra Dura (Santa Maria).

- Outra ocasião, que notei que as amizades são imprescindíveis, foi quando entreguei o cargo de diretor. Apresentei-me e solicitei que me fosse lotado em um Laboratório de Informática, já que tinha conhecimento de informática e sou programador. A resposta da funcionária: nos laboratórios só podem ser lotados os professores que tenham feito o curso da DITE de cem horas. Eu perguntei: o que é DITE? A resposta: é a Divisão responsável de capacitar os professores para utilização dos laboratórios nos colégios. Por ironia da vida, quando sair da DEA, fui para o centro da cidade e me encontrei com uma colega que já tinha trabalhando com ela na DER3. Ela simplesmente me chamou para trabalhar na DITE por entender de computadores!

- Então, fui trabalhar na DITE (outubro de 2007). Chagando lá, qual a minha surpresa! Muitas das professoras que eram responsáveis de dá capacitação não sabiam sequer utilizar o Microsoft World corretamente (centralizavam os títulos dos textos utilizando a barra de espaços). Depois de algum tempo, trabalhado na DITE, foi então que descobrir que muitas das professoras e professores vão para o laboratório sem terem o tal curso de cem horas e somente quando estão lotados no laboratório é que vão fazer o referido curso!

Como vocês viram, temos que ter amizade. A professora que conseguiu a vaga antes mesmo de ser oficializada, os professores que vão para o laboratório e só depois fazem o curso exigido e até mesmo eu fui para na DITE por ter amizade com uma das funcionárias que lá trabalhava.

OBSERVAÇÃO.: se alguém duvidar se alguns professores vão para os laboratórios, antes de fazer o tal curso de cem horas, é só pesquisar a data de lotação e as data dos certificados dos cursos de cem horas feitos por eles que irão perceber que alguns professores fizeram o curso depois de serem lotados.

EM NOME DA AMIZADE UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS.

6 comentários:

  1. Professor,

    Lendo seu texto visualizo uma contardição quando se refere a AMIZADE como caminho para conseguir algo uma vez que sua lotação no setor atual da SEED ocorreu por conta da amizade.
    Por que aceitou? Deveria ter recusado se não concorda com tal procedimento. Não acha?
    Foi diretor. Como ? A amizade política deve ter ocorrido ou foi selecionado pelo comhecimento sobre Gestão?
    Quando ao "conheciemnto" não encontrado nos colegas do setor que você faz parte hoje acredito que desconhece a função do referido órgão que é pedagógico e não técnico.
    Tenho certeza a partir da leitura do seu "desabafo" que não compreende seu papel junto a SEED, nem na Divisão. Lá é uma escola, espaço de construção, de coletividade e no seu discurso aparece a falta de ética, humildade e colaboração.
    Feliz 2010 recheado com momentos de introspecção e reflexão sobre seus atos como ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Professor antes que você afirme que não sei escrever segue abaixo as palavras graficamente erradas no texto anterior:

    visualizo uma contradrição...
    pelo conhecimento sobre...
    Quanto ao "conhecimento' não ...

    ResponderExcluir
  3. Para a pessoa ética, humilde e colaboradora que se esconde no anonimato (suspeito que acertei o dedo em alguma(s) de sua(s) ferida(s)).
    Primeio, falei apenas a verdade.
    Segundo não há nenhuma contradição já que afirmo que fui para a DITE por ter amizade. Quando a ser diretor fui indicado peolo diretor do colégio onde estava lotado como professor (outro amigo, e portanto mais amizade).
    Terceiro, se as pessoas humildes (na DITE) não isolariam as pessoas que elas acham que não tem perfil pedagógico (não quer dizer que não tenham) e tornando a(s) pessoas em um ser invisível dentro do setor.
    Quarto, em nenhum momento falei que a DITE era ou não pedagógico. Agora aqui pra nós, fazer uso pedagógico de tecnologia de informação e não saber usar e não entender de tecnolgia da informação é que o grande problema.
    Quinto, não sabia que as pessoas eram colaborativas dentor da DITE. Se quiser discutir (estarei a sua disposição a qualauer hora) e mostrar a parte colaborativa da DITE estarei disposta a sentar e discutir pra ver quem mostra quem tem razão.

    OBSERVAÇÃO.: não sou contra se resolver nada pela amizade (em empresas pariculares funcina assim) e sim resolver os problemas de amigos dificultando ou prejudicando outras pessoas que não se considera amigo. A liberdade de um termina quando começa a do outro.

    Antônio Carlos

    ResponderExcluir
  4. Interessante sempre soube que a Divisão de Tecnologia era “Pedagógico”, porém em um pobre discurso (sem fundamentação) o atual diretor, coordenador qualquer coisa da Dite que nem mesmo ele sabe o que é o que faz lá, indiferente da professora Nádia que tinha uma ampla visão sobre o que e tecnologia e sobre o papel da Dite.
    Ele disse: Nós temos a única função de levar laboratórios para escolas. A função da Dite são máquinas.
    E agora! A Dite é o que?

    ResponderExcluir
  5. Colega Anônimo com comentário postado em 12/01 pois pelo discurso os anônimos não são os mesmos.
    A DITE é e tem função pedagógica aliada a técnica visto que as duas de fundem para o desenvolviemto de ações pedagógicas. Se o Diretor da DITE fez tal pronunciamento com certeza estava em um momento ondo o foco era a instalação de laboratórios.

    Um abraço.

    ResponderExcluir