terça-feira, 12 de abril de 2011

HISTÓRIA DAS COISAS

 Neste final de semana resolvi comprar alguns peixes no mercado e enquanto aguardava ser atendido, na fila, fiquei escutando as conversas de outros que estavam esperando. Mas, a conversa que me chamou a atenção foi de dois senhores (aparentemente mais idosos que eu) que falavam das dificuldades que passaram no passado e como conseguira vencer essas dificuldades.
Um deles relatou, que no início do casamento, foi demitido e ficou desempregado durante dois anos e para sobreviver fazia alguns bicos (serviço temporário de um ou dois dias) e que para comer sempre ia pescar no final de semanas e sempre tinha alguns peixes para se comer e as vezes até sobrava alguns que vendia a beira da estrada.
O segundo relatou uma história semelhante, que fazia bicos durante o tempo que ficou desempregado e que costumava pescar e caçar para conseguir o comer.
Durante a conversas dos dois senhores, eles também descobriram uma coisa em comum. Se hoje ficassem desempregados, ficariam em situação muito difícil de ser resolvida pois, nos locais onde viveram a infância e adolescência não existe mais peixes e animais suficientes para a atividade da caça e pesca. Os poucos animais e peixes que sobraram, se encontram em matas e rios protegidos por leis de preservação ecológica e para conseguirem o que comer teriam que se tornar pedintes ou mesmo se cadastrarem para receberem do Bolsa Família.
Esse quadro relatado por esses dois senhores pode ser observado em quase todas as pequenas cidades e povoados do Brasil (inclusive onde eu morava). Só que eu pensei que esse quadro estava ocorrendo por falha do Sistema Capitalista e se agravando a revelia da ação das empresas e do governo. Mas, não é bem assim, estes fatos beneficiam o sistema criando uma legião de desempregados que abandonam os campos e pequenas cidades e vão formar um exército de mão-de-obra barata e desqualificada na periféria das chamadas metrópoles, fazendo baixar ainda mais os salários. Formei esta opinião depois que assistir o vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Realmente os brasileiros deveriaa respeitar mais o meio ambiente.. O desenvolvimentismo sem a responsabilidade ambiental está com nada... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir