segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mensagem de Início de Ano - 2014


No final deste ano, com a perspectiva da realização da Copa do Mundo de Futebol e das Eleições presidenciais, continuarei usando a tradicional mensagem musical (Este Ano quero Paz no Coração), interpretação feita pelos Incríveis, que poderá ser ouvida no vídeo abaixo:


E para vocês começarem o ano bem calmos escolhi este vídeo musical instrumental da música do Filme Titanic,  de ótima interpretação.


FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VI)

Exigência nas construções das novas edificações com garagens e estacionamentos


Na grande maioria das cidades, que possuem uma certa organização administrativa municipal, tem um Plano Diretor, que serve de orientação para os administradores e também já existem leis que regulam a construção de novas edificações com garagens ou estacionamentos.

Mas isso não quer dizer que as novos edificações realmente irão ter garagens ou estacionamentos. Sempre existe aqueles que burlam as leis, conseguem construírem condomínios e galerias sem as devidas garagens ou estacionamentos e isso ocorrem até em bairros centrais de muitas cidades. Claro que fica fácil burlar essa lei por falta de conhecimento da existência da mesma e também pela fragilidade das fiscalizações municipais.

Interessante notar que a especulação imobiliária costuma ditar as normas de construção de novas avenidas, calçadas e novos prédios de acordo com o interesse de se valorizar cada metro quadrado, basta olharmos que mesmo os novos bairros tem as ruas e avenidas estreitas sem os devidos acostamentos para se estacionarem carros, as calçadas também são estreitas e geralmente não espeitam os itens de acessibilidades. Até mesmo os espaços definidos para as áreas verdes são minúsculos!

Cada vez mais as novas edificações comercias e habitacionais são e serão construídas com as respectivas garagens para os usuários dos mesmo.

Prédios corporativos construídos ao lado do edifício-garagem, com 1.800 vagas em Praia de Belas - Porto Alegre - Brasil.
EDIFÍCIO-GARAGEM EM FORMA DE PONTE NEUE MESSE, STUTTGART
O ponto alto da espetacular obra de engenharia da Neue Messe de Stuttgart é o seu imponente edifício-garagem em forma de ponte. Como dois gigantescos arcos que cobrem as vias de trânsito entre as suas colunas principais a uma altura de 10 metros com um vão de cerca de 100 metros, a construção futurista, com 440 metros de comprimento, se estende sobre a rodovia A8 de seis pistas e o novo ramal ferroviário planejado para o ICE até o aeroporto. Em seis andares e uma superfície correspondente a 15 campos de futebol, há lugar para o estacionamento de aproximadamente 4.000 veículos.Devido à configuração do edifício-garagem como uma ponte sobre as vias de tráfego, existe o perigo latente da construção sofrer um incêndio com exposição direta às chamas no caso de um acidente de trânsito.Por isso, um dos componentes importantes do projeto para a proteção contra incêndios é o sistema de canais protetores contra o fogo RAUTHERMO, que protege as instalações elétricas contra a ação do fogo e garante a livre circulação pelas rota de fuga e salvação. (http://www.rehau.com/BR_pt/Construcao/Referencias/408816/EDIFICIO_GARAGEM_NEUE_MESSE_STUTTGART.html)

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)


Textos relacionados:

sábado, 7 de dezembro de 2013

MANDELA E VOCÊ, TUDO A VER?

Juntamos numa só postagem informações para quem quer entender mais o papel de Nelson Mandela, incluindo texto  publicado em postagem anterior da página. É muito bom que todos glorifiquem Mandela. Mas nem sempre foi assim.
Os Williams (Bonner e Haack) fazem suas homenagens a Mandela. VEJA e ÉPOCA devem estar preparando uma edição inteira. Dá enjôo só de pensar como a morte nivela por baixo os oportunistas. VOCÊ, que se baliza pela grande imprensa, deve ter ficado até emocionado, de verdade. Talvez já tenha postado aqui no Face sua homenagem também. A imprensa está vestindo o homem de mito. Edificando para a posteridade o herói.

Mandela foi um herói em vida. Não precisa da edificação hipócrita de quem o odiou, e odeia a tudo que ele representa.

Mandela não foi o SEU herói, muito menos herói da imprensa.

Estou falando com VOCÊ, que acredita no Jornal Nacional.

VOCÊ, que chora convenientemente a morte de um homem cuja história acaba de conhecer um pouquinho mais no Jornal Nacional. VOCÊ, que acredita que Mandela foi apenas um símbolo abstrato da liberdade e da luta contra o racismo. VOCÊ, que imagina um Mandela apolítico que lutou apenas por ideias. Saiba, Mandela não lutou apenas contra a opressão, lutou contra os opressores. Não se engane, ele não era o SEU herói.

Gente como VOCÊ construiu uma sociedade injusta na África do Sul, se orgulhava desta sociedade dividida, enriqueceu explorando gente como Mandela. O apartheid não era apenas um fenômeno de ódio racial, mas uma ferramenta de exploração de uma classe sobre a outra. Gente como VOCÊ inventou o apartheid.

Gente como VOCÊ não admitiu que sul-africanos negros da geração de Mandela frequentassem universidades, melhorassem de vida, fossem equiparados aos sul-africanos da elite local.

Em tempos atuais, em que se escuta protestos dos ricos brasileiros contra aeroportos cheios de "pobres", transformados em "rodoviárias", não soa bastante irônico que a primeira prisão de Mandela tenha ocorrido por ele ter viajado ao exterior "sem permissão"? Pois é, gente como VOCÊ pensa até hoje que "negros e pobres" não deveriam viajar sem a permissão dos "patrões", não é verdade?

Gente como VOCÊ "justificava" a divisão da sociedade africana entre dominadores (brancos) e dominados (negros) com "argumentos" baseados numa suposta meritocracia. Ou seja, os negros africanos, na visão de gente como VOCÊ, eram dominados porque seriam "incultos", teriam mais filhos, seriam "preguiçosos", viveriam das migalhas, seriam um peso para a elite sul-africana. Estes conceitos te lembram alguma coisa?

Gente como VOCÊ chamou Mandela de terrorista, encarcerou Mandela a partir de uma farsa judiciária, num tribunal de exceção, num processo cheio de mentiras. A imprensa local fez gente como VOCÊ acreditar que Mandela era um bandido. E foi tratado como tal por quase três décadas por gente como VOCÊ.

A imprensa torturou Mandela por 30 anos e gente como VOCÊ ficou do lado da imprensa. VOCÊ, que apoia linchamentos midiáticos, ajudaria a linchar Mandela.

A determinação e o simbolismo de Mandela contra o racismo e o apartheid fizeram dele um homem respeitado fora de seu país. Fora. Porque dentro da África do Sul, a elite local, em parceria com a imprensa, continuava tratando-o como um traidor.

Um dia, a pressão de organismos internacionais fez com que Mandela voltasse a ser um homem livre. Mandela teve o apoio de gente como a Anistia Internacional. Não de gente como VOCÊ. Compreende o que é a Anistia Internacional e sua luta a favor dos direitos humanos? Compreende que ela e VOCÊ têm estado em campos opostos desde todo o sempre? Compreende que eles representam princípios dos quais você zomba? Pois é, eles e Mandela estavam do mesmo lado. Sempre estiveram. Gente como VOCÊ, não.

Ao contrário do que querem te fazer crer os noticiários de hoje, Mandela nunca foi uma unanimidade na África do Sul. Seu partido foi duramente perseguido e acusado de todo tipo de coisa. Quando foi candidato à Presidência, Mandela sofreu a oposição da elite, da imprensa e de gente como VOCÊ.

Quando venceu, convocou o país à união. Àquela altura, pegava mal bater diretamente em Mandela que, afinal, havia se tornado um símbolo. E o que gente como VOCÊ fez?

Houve, no início do governo Mandela, uma sórdida campanha interna contra seu partido, contra pessoas do seu círculo político e pessoal. A própria família de Mandela não foi poupada. O alvo indireto, claro, era Mandela. Gente como VOCÊ fez isso, para defender regalias e privilégios mantidos por décadas naquela sociedade fracionada.

Mandela lutou por moradias, por dignidade, contra a fome e a miséria. Cometeu muitos acertos e alguns erros.

Desculpe te "decepcionar", mas Mandela foi um homem de centro-esquerda, à frente de um partido posicionado no espectro das esquerdas, que fez um governo de centro-esquerda. A turma dos líderes mundiais que foram seus interlocutores mais próximos, que inspiraram e foram inspirados por sua luta política, nunca foi a SUA turma.

O governo Mandela, foi marcado por políticas de distribuição de renda e oportunidades, por ações que visaram diminuir o imenso fosso social da África do Sul, de criação de um mercado consumidor interno, de democratização das relações sociais, do uso do Estado como instrumento de justiça social. No poder, Mandela fez tudo contra o que gente como VOCÊ luta cotidianamente.

Ao final de seu governo, a África do Sul era um país muito melhor para seu povo. Mas estava (e ainda está) longe de ser um país justo e plenamente desenvolvido. Gente como VOCÊ o criticou por isso, como se um período de governo de um só homem pudesse reverter séculos de história torta.

Depois de cumprir seus mandatos, Mandela continuou a usar sua influência para defender causas que gente como VOCÊ abomina.

Mandela foi fundamental para que a África do Sul realizasse um evento da importância da Copa do Mundo.

A autoridade moral de Mandela ajudou a inserir a África no mapa dos BRICS, este fenômeno emergente dos países antigamente chamados de "terceiro-mundo" que hoje gritam por seu espaço na geopolítica global como novos protagonistas. Este movimento que gente como VOCÊ, colonizado, despreza.

Mandela foi um homem cuja grandeza e poder de representação de uma causa importante como a luta contra o racismo muitas vezes ofuscou o líder político identificado também com causas muito mais comuns a outros povos: a luta contra a opressão (independente de raça, cor ou credo), a luta de classes, a construção de um mundo mais justo.

Fique com o Mandela-mito cuja persona é homenageada pelos Williams do JN e do JG.

Porque o Mandela real, aquele que viveu, sofreu injustiças, governou, este não tem nada ver com gente como VOCÊ. Deixe-o em paz.

noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI2984218-EI8141,00-EUA+retiram+Nelson+Mandela+da+lista+de+terroristas.html

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (V)

Uso de faixas exclusivas para ônibus;

Em algumas cidades brasileiras já existem essas faixas. O importante é saber se são respeitadas quando existem. O uso de faixa exclusiva para ônibus é uma das maneiras de se agilizar o transporte em massa e um exemplo de democratização do espaço urbano. Um único ônibus transporta 42 passageiros sentados, alguns em pé e grande parte da população acha normal que apenas três veículos (geralmente com um único motorista) ocupem o mesmo espaço de um único ônibus e esses motoristas tenham o mesmo direito de acesso em relação a tantas pessoas.

Avenida Ivo do Prado - Aracaju - SE. Uma das avenidas chamadas Corredores de Tráfego  não possui faixa exclusiva para ônibus, ou seja, apenas algumas avenidas tem faixas exclusivas e mesmo assim muito pouco respeitadas pelos motoristas.

Na disputa pelo espaço urbano nas avenidas das cidades, um único ônibus transporta no mínimo quarenta e dois passageiros (isso sem contra o motoristas e as pessoas que viagem em pé) . Três veículos particulares transportam no máximo quinze pessoas (contado com os motoristas), mas geralmente a grande maioria dos carros particulares trafegam apenas com o motorista! Como justificar que uma pequena quantidade de pessoas tenham mais direito de utilizar o espaço público urbano em detrimento da grande maioria que trafegam em ônibus?


Como as faixas exclusivas para ônibus ficam grande parte do tempo sem fluxo dos ônibus muitos motoristas acham que as mesmas deveriam deixar de existir. Só que um único ônibus que passe eventualmente leva passageiros equivalente a vários carros!

Se o transporte coletivo (ônibus) se tornar mais ágil que o transporte individual é uma das maneiras de se incentivar o uso do mesmo em detrimento do carro particular. Claro que o incentivo só vai fazer efeito se o transporte com ônibus for de qualidade e não ônibus desconfortáveis que ponham em risco a vida dos passageiros.
A falta de respeito pelas Faixas Exclusivas para ônibus é corriqueiro, os motoristas trafegam e as vezes estacionam nestas faixas. Dizem eles apenas por um minutinho!!!

O problema é que algumas pessoas não respeitam essas faixas e acabam fazendo que a finalidade das mesmas não seja prática. É comum se vê motoristas circulando nestas faixas e até carros estacionados sobre as mesmas e para piorar a situação, grande parte das cidades brasileiras sequer colocam faixas exclusivas para os ônibus!

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Textos relacionados:

domingo, 1 de dezembro de 2013

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IV)

Falta de construção de avenidas de escoamento do trânsito


Com o aumento da população, dos carros e consequentemente dos serviços e se fazendo um levantamento da distribuição desses itens pelo território do município, se consegue fazer previsão, planejar a construção de novas avenidas e ruas direcionando o fluxo dos veículos, visando a desconcentração. O mais interessante é que esses levantamentos que geralmente são previstos nos Planos Diretores em sua grande maioria são relegados a segundo plano.

Um caso especifico seria o caso da Cidade de Aracaju, onde a cidade é dividida em duas parte por um rio (Rio Poxim), neste rio tem quatro pontes, paralelamente a este rio existe uma avenida chamada Tranquedo Neve e nesta avenida existem atualmente três viadutos (um na fase final de construção) e para os veículos existentes na zona sul da cidade se deslocarem, para o centro da cidade, tem de obrigatoriamente passar por esta pontes e se os motoristas destes carros resolverem ir para zona oste ou mesmo sair da cidade, ou vice versa, os motoristas da zona oeste e que estão entrando na cidade resolverem ir para a zona sul da cidade terão de obrigatoriamente passar pela Avenida Tranquedo neves e neste caso tem mais um agravante que os carros irão se concentrar em sua maioria passando pelo viaduto do DIA e ponte do São Conrado. O problema se torna mais agravante é que na Zona Sul da cidade ficam localizadas as praias do município e o fluxo de turistas se dá justamente nesta avenida!

                   Clique no mapa para visualizar amplificado?
A linha preta é por onde passa o Rio Poxim dividindo a cidade. Os pontos negros de um a quatro são ponte construidas ( a de número de cinco com previsão de ser construida). Os pontos vermelhos são os viadutos. Para se diminuir o grande  fluxo de carros na Avenida Tancredo Neves se faz necessário a construção de uma  nova avenida contorno (ou mais de uma) ligando a Zona Sul para fora da cidade conforme indica a linha verde no mapa.

Viaduto do DIA (ponto vermelho B no mapa). Esse viaduto provoca congestionamento nos horários de pico. As alças de acesso fazem com que se diminua muito a velocidade dos veículos por ocasião do retorno. O tempo de redução faz com que muitos carros fiquem parados nas alças e se alongado até a entrada das outras alças. Juntando esse fato a falta de educação de alguns motoristas!!!

Viaduto do DETRAN, já finalizado (corresponde a bola vermelha C do mapa). Pretende ligar a avenida Rio de Janeiro, passa por debaixo do viaduto, ao Bairro São Conrado construindo uma ponte no local onde fica o ponto preto de número cinco no mapa. Percebe-se que ainda estão dando prioridade em se conseguir ter um grande fluxo de veículos pela área urbana em detrimento da prioridade de se direcionar o fluxo de veículo por fora da cidade com construção de avenidas contornos!

Esse viaduto está sinalizado no mapa com o ponto vermelho A (está sendo chamado de mergulhão). Ele interligara uma avenida a uma ponte, ambas construídas (no mapa representada representada pelo ponto preto de número três). Quando da construção da ponte, se afirmou que os congestionamento iriam diminuir consideravelmente. Diminuiram na ponte de bola preta quatro (Ponto do São Conrado), mas continuaram com a mesma intensidade na Avenida Tancredo Neves! Esse viaduto está sendo construido para viabilizar o fluxo de veículos ao centro da cidade passando pelo shopping Jardins. Portanto, aumento o fluxo de veículos na área urbana

A Cidade de Aracaju sempre teve um alto volume de carros por habitantes e nunca ocorria  congestionamentos e por que não ocorria? Simplesmente por que a atual avenida Tancredo Neves servia pra que os carros não precisassem passar pela cidade e sim a contornava e é por isso que essa avenida tem o apelido de Avenida Contorno. Hoje não se pode chamá-la de avenida contorno por que ela não está mais servindo par essa finalidade.

A pessoa poderia imaginar que o problema é que o volume de carros atual é muito maior que algumas dezenas de anos atrás e é, só que proporcionalmente o volume ainda se mantêm nos índices de 3 habitantes por veículos e portanto na mesma proporção do volume de habitante e do tamanho da cidade. O problema é que a cidade, embora mantenha a proporção de carros e habitantes, ocupou as avenida que contornava a cidade e não se construíram outras avenidas com a finalidade de se contornar a cidade, ou seja, embora a cidade tenha a mesmo proporção de habitante por veículos, o número de veículos por quilometro quadrado aumentou e os nosso administradores insistem que esse aumento de carro por quilometro quadrado aumente, principalmente nos horários chamados de pico, direcionando todo o fluxo de veículos para dentro da área urbana

Para se resolver o problema desta concentração, de veículos, nesta avenida e resolver o problema da concentração de carros por quilometro quadrado dentro da cidade tem de se fazer o que foi feito no passado com a construção da Avenida Tancredo Neves, ou seja, construir uma nova avenida contorno  contornando a cidade.

Nas últimas três décadas se deu ênfase em criar condições para que se passe o maior número de veículos possíveis por essa avenida e por que até hoje nunca construíram uma outra avenida contorno? Por que essa necessidade de se obrigar todo o fluxo de veículos da Zona Sul da cidade por uma única avenida?

Será que nosso administradores desaprenderam o significado do nome Avenida Contorno? Será que não construíram outra avenida contorno por que existem interesses comercias, políticos e culturais para que tantos carros trafeguem nesta avenida em direção a área urbana da cidade?

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Textos relacionados:
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (I)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (II)

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (III)

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IV)

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (V) 

MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VI) 
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VII)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VIII)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (IX)
MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (X)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (III)

Falta de uso e incentivo ao transporte ferroviário

Embora seja um transporte mais seguro e mais barato, o transporte ferroviário, principalmente como transporte de massa, não é prioridades das diversas administrações.

Como exemplo vou citar a Cidade de Aracaju. Aqui temos uma antiga linha de trem (privatizada no governo FHC) que está sem utilização. Essa linha interliga vairas cidades: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itaporanga, Laranjeira, Maruim, Riachuelo, etc. Citei apenas as mais próximas em que a população tem um interação diária mais efetiva com os serviços em Aracaju. Não existe um projeto para utilização desse meio de transporte para as populações dessas cidades se deslocam diariamente para a Capital.

As linhas férreas existentes em Aracaju não passam pelo centro da cidade e não liga bairros e sim várias cidades próximas, mas s devidamente utilizada, diminuiria bastante o fluxo de carros, das cidades vizinhas, em direção a capital diminuindo os congestionamentos, a poluição e o valor das passagens.

Ferrovia que corta vários bairros na Cidade de Aracaju.
Passa em duas das principais avenidas da cidade: Av. Rio de Janeiro e Av. São Paulo
Na realidade, o que existe é uma campanha, sistemática, nos meios de comunicação, para que se retirem os trilhos ao longo de algumas avenidas, de Aracaju, pára que se dê mais espaços para o transporte rodoviário!!! Parece incrível, mas ainda continuam estimulando o maior uso do transporte individual!

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Textos relacionados:

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A IMOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (II)

Falta de distribuição dos órgãos pertencentes ao estado e aos municípios


Uma das medidas pensadas há muito tempo a trás foi a distribuição dos órgão prestadores de serviço por parte do Estados e municípios. Essa distribuição deveria ocorrer dentro da capital (local onde fica a grande maioria dos órgãos administrativos do governo) e a distribuição deveria ocorre entre os diversos municípios pertencentes ao Estado. O problema é que mesmo com a existência da internet, muitos serviços obrigam os cidadão se deslocarem da diversas cidades para a capital e mesmo na capital, muitos desses órgão ficam localizados justamente nas áreas de maior concentração comercial e consequentemente de pessoas e veículos. Essa concentração dos serviços na capital e principalmente nas áreas comerciais de maior movimento ajuda a aumentar os chamados congestionamentos.
A concentração dos órgão municipais das diversa cidades seguem a mesma linha quando se fala de distribuição dos órgãos prestadores de serviços públicos. Na grande maioria dos municípios brasileiros as secretárias municipais se concentram em locais de grande fluxo comercial. O mais impressionante é que se constata congestionamento em pequenas cidades com apenas 100 mil habitantes!

Exemplos de secretarias localizadas em centros comercias de maior fluxo são a Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria Municipal de Finanças de Aracaju. Ficam em pleno centro comercial e em um dos bairros (Centro) de maior circulação de carros e pessoas da cidade!

Secretaria Estadual da Saúde – Se
Bairro Centro- Região de maior fluxo de veículo e pessoas da cidade
Secretaria Municipal de Finanças – Aracaju – SE
Localizada no Bairro Centro
O mais estranho é que, na década de 80, no município de Aracaju foi construído o que deveria ser um Centro Administrativo, para os órgãos do Estado, que até hoje engloba apenas algumas das secretarias e órgãos estaduais, ou seja, já naquela época se previa problema de mobilidade e que foi abandonado pelos administradores com outros interesses!

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)


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terça-feira, 12 de novembro de 2013

A MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (I)


Está se tornando comum nas, grandes cidades, se retirarem os canteiros
centrais das avenidas, se retirarem ou diminuírem o tamanho das calçadas
  para darem lugar aos carros.
A falta de Mobilidade Urbana, nas nossas grandes cidades, geralmente, é colocada como consequência da grande quantidade de veículos circulando na cidade. Mas, será que é só isso, ou é a falta de planejamento, somada a existência de uma visão deturpada do que é progresso e do que é ser uma cidade moderna? Basta ver que algumas pessoas tendem a achar que a existência de tantos viadutos em uma cidade é sinal de progresso e modernidade!!!

Vamos fazer um histórico de como o trânsito ficou caótico na maioria das nossa grandes cidades e até mesmo em cidades de porte médio. Alias, o que faz o transito ficar caótica não é: o tamanho da cidade, e sim, a grande quantidade de veículos existentes por habitantes , aliado a falta de planejamento do espaço urbano. Claro, para isso tem o problema cultural do que é uma cidade moderna e com progresso

Sempre estamos denunciando e sentindo as consequências da falta de Mobilidade Urbana e quando se observa atentamente, iremos notar que algumas medidas que poderiam para se minimizar o problema das dificuldades no deslocamento dentro das nossas cidades não são implantados por nossos administradores, entre elas: 

  1. Falta de melhor distribuição dos órgãos pertencentes ao Estado e os órgãos pertencentes aos municípios;  
  2.  falta de uso e incentivo ao transporte ferroviário; 
  3. falta de construção de avenidas de escoamento do trânsito; 
  4.  uso de faixas exclusivas para passagem de ônibus; 
  5. exigência nas construções de novas edificações com garagens e estacionamentos para visitantes;
  6.  construção das novas avenidas com ruas paralelas de escoamento de transito; 
  7. construção de ciclovias sinalizadas; 
  8. controle de trânsito; 
  9. falta de sinalização adequada em locais de muito movimento de pedestres e automóveis;
  10. construção de calçadas tecnicamente padronizadas levando em consideração a locomoção dos pedestres.
Claro que nosso administradores não abandonam as alternativas citadas acima por mera falta de conhecimento e sim por pressão de vários setores da sociedade. Cada setor da sociedade tem seus motivos e interesses para que os itens acima sejam ou deixem de ser respeitados, entre eles podemos citar:
a) especulação imobiliária; b) interesses comerciais; c) pressão da impressa; d) interesses políticos; e) formação cultural.

As vezes se concentram várias empresas estatais e privadas, em determinados locais, visando valorizar os terrenos próximos, tornar o comércio mais movimentado, mais rentável e a região mais segura! Na realidade estão organizando o espaço e se aproveitando da formação cultural e informações passada pelos meios de comunicação visando atender os interesses financeiros em primeiro lugar.


Entrada do Hipermercado GBarbosa em Aracaju(SE)
Os interesses em organizar os trânsito e orientar o crescimento da cidade, visando interesses imobiliários e comerciais em primeiros lugar, são os mesmo interesses que levam a criarem uma cidade sujeita a grandes congestionamentos no trânsito e grandes alagamentos em época de chuvas.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS) 

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